segunda-feira, 28 de maio de 2012

Matéria no Jornal Interativo MS sobre comidas de inverno

Queridos leitores,
Recebi um convite para juntar em outro lugar duas das minhas paixões: comer e escrever!

Confiram o texto que foi publicado no Jornal Interativo MS e acessem o site http://interativoms.com.br
 para ficar por dentro das últimas notícias da nossa região. 

Comida para aquecer o corpo e o coração


por Miriam Arazini   28/5/2012 às 12h19


O inverno está chegando e nós, sul mato grossenses acostumados ao calorzão de mais de 40ºC, já estamos tirando as roupas de frio do armário e buscando conforto e aconchego para nos aquecer. Além de procurar o edredom, nós tentamos nos aquecer de várias outras formas e a mais deliciosa delas é comer! Porque esse friozinho da uma fomeeee.
E por que essa fome toda? E por que tanta gente ganha uns quilinhos a mais nessa estação? Além de o corpo ter que gastar mais energia para se aquecer - e consequentemente nos pedir para ingerir mais calorias - nós não queremos saber de comer salada, não queremos saber de academia e buscamos uma comidinha mais untuosa e estruturada, que passe o calor para o nosso corpo.

É a vez dos caldos, cremes e sopas fumegantes, que só têm lugar à mesa aqui no Brasil nos dias gelados. Seja caldo de feijão, sopa da vovó, canja de galinha ou creme de mandioca, eles se tornam as estrelas da nossa mesa. E deixe pra lá o preconceito de que sopa é “comida de doente” ou “comida sem graça, sem gosto e sem sal”, porque essa comida cremosa pode ser muito saborosa e elaborada. Faça uso de ervas, especiarias, manteiga, queijo ou creme de leite e quero ver quem não vai gostar da sua sopa.

Mas pra quem ainda assim torce o nariz para as comidas de colher, existe espaço para todos os gostos, começando pela brasileiríssima feijoada. Apesar desse prato fazer sucesso todos os dias do ano, quem  vai discordar que comer uma feijoadinha no frio é muito mais gostoso? Outro prato com assinatura tupiniquim que é ideal para o inverno é o nordestino escondidinho de carne seca, feito com mandioca, manteiga de garrafa e queijo do coalho, servido em cumbuquinhas e perfeito para comer no sofá.

O pessoal mais tradicional pode se aquecer também com uma boa vaca atolada, uma dobradinha apimentada, uma moqueca de peixe e uma polenta cremosa com molho de carne. Para os mais gourmet, que tal um prato que está ganhando adeptos em todos os lugares? Quem não se apaixona pelo risoto na primeira garfada? E risoto é como macarrão: com uma mesma base, você pode fazer infinitas variações! De carne seca com abóbora; ao funghi; de filé com tomate seco; de camarão com ervilha fresca; de queijo gorgonzola com maçã verde... deixe sua imaginação voar. E o risoto ainda tem a vantagem de manter-se quente no prato durante muito tempo, ao contrário do macarrão, que fica frio depois de 3 minutos. Quer prato mais perfeito para o inverno?

Pois para mim tem sim, um prato mais perfeito, o meu queridinho das noites geladas: o fondue.  E ele é o meu preferido porque, além de aquecer, reúne todo mundo ao redor da mesma panela, cumprindo o meu papel preferido das refeições: agregar! Seja de queijo, carne ou chocolate, ele sempre envolve e aconchega.

Outras ideias são o escondidinho de bacalhau com creme de batata, o bobó de camarão na cumbuca, a polenta cremosa com gorgonzola, o strogonoff servido no pão italiano, a batata recheada, o capeletti in brodo, o brownie quente com calda de chocolate. E, claro, não podemos nos esquecer das bebidas: é época de tomar muito chá, conhaque, capuccino, cerveja preta, quentão, chocolate quente e vinho tinto.

E é com uma taça de vinho tinto que eu ofereço um brinde ao ar gelado do outono/inverno, torcendo para que esta estação nos traga, além do friozinho, uma mesa farta de delícias e rodeada de pessoas queridas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário