segunda-feira, 18 de junho de 2012

6ª edição do Paladar Cozinha do Brasil

Olá, meus leitores ávidos por novidades no cenário gastronômico!!
Este mês está recheado de eventos importantes para a nossa cozinha. Vocês já puderam acompanhar minha cobertura do Arena Gastronômica MS, em diversos posts aqui do blog. E no próximo dia 29 estarei desembarcando na capital paulista e principal pólo gastronômico da América do Sul para participar da 6ª edição do Paladar Cozinha do Brasil. Este evento é promovido pelo jornal O Estado e São Paulo e acontece todos os anos, desde 2006. 




Aliás, esse foi o meu debut em em festas gastronômicas. Em 2006 eu tive o prazer de participar da primeira edição, que aconteceu nas cozinhas da Universidade Anhembi Morumbi. Eu havia acabado de me formar e e fui convidada a trabalhar no evento, como sous chef do chef mais premiado e badalado do Brasil, o Alex Atala. Imaginem a honra e a minha felicidade!! Também tive a alegria de dividir as panelas com a minha querida chef Mara Salles e com o chef Edinho Engel, outros dois profissionais fantásticos, que só fazem crescer a gastronomia do nosso país. É claro que eu aproveitei para deixar transparecer meu ladinho tiete, registrando tudo na minha máquina fotográfica.












Por "motivos técnicos", acabei ficando 5 anos longe desse evento mas, para compensar, este ano vou participar de 12 aulas, palestras e degustações, durante 3 dias. Obviamente, tudo será devidamente fotografado e registrado para eu dividir com vocês aqui no blog. Para já ir dando água na boca, vejam só os resumos de tudo que eu vou ver de pertinho:


Aulas
BOTECOS DO BRASIL
Eduardo Maya
Eduardo Maya fará uma viagem por petiscos mais representativos da diversidade dos botecos no Brasil, de Norte a Sul. Serão apresentados vários petiscos e tira-gostos de Manaus, Belém, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e Goiânia.
Aula com receitas e degustação.

PEIXES E CÍTRICOS
Alberto Landgraf
Um dos chefs que mais se destacaram na cena gastronômica paulistana em 2011, Alberto Landgraf abordará em sua aula desde questões referentes à pesca sustentável até diferentes técnicas de preparo de peixes. Para cada tipo de peixe será utilizada uma técnica específica (cocção à frio, sauté e cocção à vácuo), combinada com alimentos cítricos que realçarão os sabores dos pratos.
Aula com receitas e degustação.

CAFÉ COM BOLO
Heloisa Bacellar e Ensei Neto
A dona do Lá da Venda Helô Bacellar vai mostrar receitas simples, fáceis e rápidas que resultam em bolos surpreendentes. Depois que já tiverem saído do forno, os bolos serão harmonizados por Ensei Neto com diferentes cafés. Qual será a melhor dupla?
Aula com receita e degustação.

RELEITURAS DE ARROZ, BATATA E BIFE
Carla Pernambuco
A chef Carla Pernambuco sempre traz receitas saborosas e práticas. Agora apresentará releituras da combinação clássica “arroz, batata e bife”, como a receita com carne de sol, Pamplona e confit de picanha.
E se sobrar? Carla trabalhará também a questão do reaproveitamento das sobras desses pratos.
Aula com receita e degustação.

PÃES DO BRASIL: PÃO FRANCÊS, PÃO ITALIANO, PÃO SÍRIO…
Rogério Shimura
Coordenados por Rogério Shimura, paderios convidados farão um “raio x” dos pães mais apreciados no Brasil, especialmente aqueles trazidos pelas colônias mais representativas em São Paulo, a italiana e a árabe. O público participará no final, amassando pães.
Aula com receita e com degustação.

COZINHA CAIPIRA
João Rural
Os princípios da cozinha caipira serão explorados pelo estudioso João Rural. O culinarista falará sobre os pratos mais emblemáticos da roça, a cultura tropeira e o papel do fogão à lenha. O público vai aprender as receitas do bolinho caipira e do café com rapadura, entre outras iguarias.
Aula com receita e com degustação.

A COZINHA NA LITERATURA DE JORGE AMADO
Paulinho Martins
A vasta mesa de Jorge Amado, representativa da cultura baiana, como sua obra emgeral, dará o norte para essa aula do chef Paulinho Martins. Paulinho vive em Ilhéus e é proprietário do restaurante do Bataclan, antigo bordel que é um dos principais cenários de Gabriela, Cravo e Canela, obra de Amado.

Palestras

SORVETES E SORBETS DE FRUTAS BRASILEIRAS
Nick Johnston 
Um dos donos da sorveteria Bacio di Latte, Nick promoverá uma degustação de sorvetes e sorbets produzidos com exclusividade para o evento, a partir de frutas que representam a diversidade do Brasil.
Palestra com degustação

QUEIJOS BRASILEIROS
João da Luz
Panorama sobre os queijos brasileiros mais representativos do País, com degustação de cada um deles e descrição sobre a produção.
Palestra com degustação.

CRÍTICA GASTRONÔMICA
Luiz Américo Camargo
O papel da crítica, os critérios, os procedimentos e as principais questões
cotidianas do jornalismo gastronômico no Brasil.


Degustações

A CERVEJA BRASILEIRA
Roberto Fonseca
Uma viagem pelo universo da cerveja no Brasil, com destaque para os produtores mais representativos e suas diferenças e semelhanças de sabores.

VINHOS DO BRASIL E DO MUNDO
Luiz Horta
Um percurso gustativo por vinhos brasileiros, comparando-os com expoentes  da  produção mundial.


E isso é só um pedacinho de tudo que a 6ª edição do Cozinha do Brasil vai oferecer. Quem quiser saber mais informações e comprar ingressos, acesse o site: 


6 comentários:

  1. Espero provar algumas das receitas aprendidas em Sampa! kkkk
    Boa Viagem e Aproveite a capital gastronômica!!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza vou adorar dividir as receitas! Mas, primeiro, preciso descobrir quem é vc, hehehe

    ResponderExcluir
  3. Ops! Foi mal Míriam!
    É o Rodrigo (Tia Edina) hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaa... Rodrigo, já falei, o difícil tá sendo vc vir pra CG. Daqui a pouco vou ter que ir a Dourados!

      Excluir
  4. Roberta Queiroz - Paranaíba MS29 de junho de 2012 às 04:27

    Parabéns pelas conquistas... dá sempre muita água na boca visitar seu blog... Tô de olho sempre! #superfã

    ResponderExcluir
  5. Roberta, obrigada!! Fico feliz por vc acompanhar! Se tiver alguma sugestão de matéria, me fala que eu posto pra vc. Beijos! Míriam

    ResponderExcluir