quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

2013 FOI SUCULENTO E DELICIOSO!!


Olá, queridos e famintos leitores!! Voltei... de novo... eu sei... desculpem aí ter sumido do mapa desse jeito, mesmo após um post prometendo não lhes abandonar novamente mas, realmente, 2013 foi muuuuuiiiito corrido. Graças aos deuses da comida!! Esse ano que acabou de acabar foi realmente maravilhoso para mim, em especial na parte gastronômica. Por isso, aí vai uma retrospectiva do meu 2013, não como um “selfie” e sim como um “sorry and please understand”. J

O ano já havia começado corrido, com turmas do curso de Auxiliar de Cozinha do Sesc e do Exército, de soldados que estava treinando para ir em missão ao Haiti (trabalho também pela Pátria!!)





Em Abril, uma pequena pausa no trabalho... mas nunca na minha vida foodie!!  Viagem lá para o outro lado do mundo: Hong Kong e Filipinas, com direto a provar comidas das mais refinadas às comidas e rua e as mais aconchegantes e típicas dos locais pelos quais passamos. Como esse peixe escolhido, pescado e assado na hora, ali em uma ilha de pescadores do mar de Boracay. Perfeito e comido com a mão, como manda a tradição!





Em Maio eu entrei de vez na família Senac e já na semana da Arena Gastronômica, o evento de gastronomia mais importante do nosso Mato Grosso do Sul. Tivemos degustações, aprendizagens e receitas de cafés, doces, pratos sul mato-grossenses, vinhos, cervejas e muita troca de ideia sobre a nossa culinária. Sem dúvida, a Arena merecia posts detalhados, com cada uma das aulas-show apresentadas pelas estrelas das cozinhas de nossa terra, como fiz em 2012! Não deu para escrever, mas está tudo fotografado e registrado no meu Face e no meu Instagram. Dêem uma olhadinha!




Ainda no final de Maio, a minha primeira matéria do Cozinha Popular do ano: um escondidinho de tilápia com creme de mandioquinha. Receita deliciosa que teve, inclusive, o privilégio de ser um dos poucos posts para lhes alimentar em 2013,  heheheh (http://miriamarazinichef.blogspot.com.br/2013/05/escondidinho-de-tilapia-com-creme-de.html)




Já em Junho, muitas turmas de Finger Food, Queijos e Vinhos, Cozinheiro e uma reportagem ao vivo no Viver Bem do SBT MS, falando sobre essas comidinhas charmosas e cheias de estilo que são as finger food.






Chegamos ao inverno e em Julho todo mundo quer tomar vinho, muuuito vinho!! E foram mais turmas de Queijos e Vinhos no Senac! Até os clientes do Comper tiveram uma aula deliciosa com direito a uma super degustação!!



Em Agosto, uma oficina especial com receitas de 3 tipos de risotos para os clientes do Makro, novos alunos entrando na Cozinha do Senac e o início de uma consultoria de sucesso.






Setembro chegou e a primavera me inspirou a trazer novas palestras para o curso de cozinheiro do Senac: Thermomix, Orgânicos e Ervas Aromáticas. Um grande aprendizado para os alunos e para a professora!




Reta final e os meses mais frutíferos: em Outubro comemoramos o Dia Mundial da Alimentação e foram duas reportagens na TV falando sobre alimentação saudável. Uma entrevista ao vivo na Record e mais duas receitas especiais para a TV Morena, na semana do Medida Certa em MS: Lasanha de brócolis, ricota e peito de peru e Muffin nutritivo de banana com calda light de chocolate.





Ufa!!! Dá pra respirar um pouco??? Nada disso!!! Ritmo super acelerado em Novembro, com Mato Grosso do Sul fervilhando de eventos gastronômicos e exposições: Bar em Bar MS 2013, no qual tive a honra de fazer a abertura oficial em plena praça de alimentação do Shopping Campo Grande e sofri muuuuuito degustando todos os 15 petiscos como jurada (imaginem a alegria das minhas lombrigas!! J ); Morar Mais por Menos , onde apresentei oficinas de Finger Food e Queijos e Vinhos; Festival da Guavira em Bonito,  com uma aula show de Pintado na crosta de coco com purê de banana de terra e creme de guavira.








Ah, vocês se lembram daquela consultoria que começou em Agosto??? Pois é, em novembro o Les Amis abriu as portas e deu de presente aos Campo Grandenses uma charmosa e aconchegante champanheria. Sucesso imediato para Ana, Elô e meu afilhado Les Amis!!



E teve mais!! Uma reportagem sobre especiarias para o Correio do Estado e a melhor surpresa do ano: minha indicação ao prêmio Dólmã de Melhor Chef de Mato Grosso do Sul!!! Podem imaginar a felicidade da criança?????




Enfim, Dezembro chegou!! Com ele: a melhor estação do ano, turmas de Cozinheiro se formando; meninos do Exército aprendendo sobre Montagem de Buffet; equipe Senac Turismo e Hospitalidade nascendo; Degustação de Queijos e Vinhos para a Fecomércio e festas, festas e mais festas!! Tudo para fechar 2013 com chave de ouro!!







Teve bom 2013, né? Pois aguardem que 2014 trará muito mais!! Vem ai: Pro Chef; Premiação Dólmã; cursos novos no Senac; Construção da nova unidade Senac de Turismo e Hospitalidade, e mais, mais e mais delícias! E dessa vez prometo bem prometido: tudo devidamente registrado aqui no blog, no Face e no Insta, para vocês nunca mais passarem fome J. Um 2014 repleto de gostosuras e aventuras gastronômicas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário