quinta-feira, 30 de maio de 2013

Escondidinho de Tilápia com Creme de Mandioquinha na TV Morena

Olá, meus amados e abandonados leitores!!
Não fiquem muito bravos com essa escritora que adora contar as novidades da gastronomia e dar dicas deliciosas. Tive que me dedicar em tempo integral a outros projetos e o blog passou por um período, digamos, de regime :-) Mas agora ele voltou com fome e essa foodie aqui vai dar um jeito de alimentar a curiosidade de vocês.

Sempre tive ótimos motivos para escrever um post fresquinho. Viagens, restaurantes, novas descobertas gastronômicas e o post de reinauguração do blog também é especial: mais uma receita minha no Cozinha Popular, da TV Morena, filial da Globo do nosso estado.






Desta vez, a estrela da matéria foi a mandioquinha, ingrediente que está na minha lista de "Favoritos", lá no topo. Conhecida por muitos outros nomes nesse nosso Brazsilzão, os mais famosos são batata-baroa ou mandioquinha salsa. De sabor adocicado e aroma intenso, sem ser enjoativa, é um ingrediente versátil que pode entrar em receitas como purê, sopas-cremes, nhoques ou apenas cozida no vapor e temperada com sal e azeite. Divina!! 





A minha escolha foi utilizá-la como creme, em uma versão do nosso famoso e amado Escondidinho. Dessa vez, ele leva creme de mandioquinha no lugar do creme de mandioca, tilápia para substituir a carne seca, e o queijo caipira faz as vezes do queijo de coalho.


E aí vão todas as dicas dessa delícia:

ESCONDIDINHO DE TILÁPIA COM CREME DE MANDIOQUINHA

Creme de Mandioquinha:
- 500 g de mandioquinha
- 400 ml de leite
- 50 g de manteiga
- Uma pitada de noz moscada
- Sal a gosto


Para fazer esse creme, eu dou a dica que uso para fazer também o purê de batata: cozinhar diretamente no leite. Basta cortar a mandioquinha em pedaços e levá-la ao fogo com o leite. Quando estiver macia, é só amassar na própria panela e a mandioquinha absorve todo o leite. Assim o nosso purê fica muito mais cremoso e saboroso, além de preservarmos todos os nutrientes do nosso legume. Depois basta adicionar a manteiga, o sal e a noz moscada, misturar bem até a manteiga derreter e prontinho!


Recheio de tilápia:
- 500 g de filé de tilápia
- Meia cebola picada
- Um tomate picado
- 1 dente de alho picadinho
- Pimenta fresca, sal e cheiro verde a gosto


Cortar a tilápia em cubos médios, temperar com sal e pimenta fresca. Reservar. Em uma frigideira antiaderente, com um fio de azeite, refogar a cebola, adicionar o tomate e deixar suar um pouco. Adicionar o peixe temperado e saltear rapidamente, apenas para perder a transparência. É importante não cozinhar demais o peixe, pois ele pode desmanchar e queremos o nosso filé de tilápia em pedaços maiores, para sentirmos todo o seu sabor e textura. Por último, adicione o cheiro verde.


Montagem:
- Meio copo de requeijão cremoso
- 50 g de queijo caipira curado e ralado
- 5 cumbuquinhas individuais



Essa parte é bem fácil: só forrar o fundo das cumbucas com requeijão, colocar um pouco do recheio de tilápia, cobrir com o creme de mandioquinha e salpicar o queijo caipira. 



Como meus leitores já sacam tudo de cozinha, tenho certeza que todo mundo lembrou de pré-aquecer o forno a 200 graus, hehehe... 



Então, levem ao forno para gratinar, coloquem a cumbuquinha sobre um prato de sobremesa para não queimarem os deditos e enjoy it!!!



Ele fica assim, feio, seco, nem dá água na boca... meu convidados acharam tão péssimo que não sobrou uma cumbuquinha pra contar a história :-)


3 comentários:

  1. Douglas Azambuja31 de maio de 2013 11:53

    Prima,
    Quero o link, preciso ver a receita.. passo a passo.. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais passo a passo que isso?? Só se eu for em Bsb fazer pra vc, rs....

      Excluir
  2. Meu pai ficou maluco quando te viu na tv fazendo isso...amanhã vou fazer o passo a passo...que é para deixa-lo bem feliz!!!!

    ResponderExcluir