quarta-feira, 4 de julho de 2012

Primeiro dia do 6º Paladar Cozinha do Brasil - Parte 1

Sumi, mas voltei!! E, como quase todo mundo sabe, foi por uma boa causa: ir a Sampa, participar da 6ª edição do Paladar Cozinha do Brasil, do jornal O Estado de São Paulo.




Já no avião, tudo parecia convergir para o clima do final de semana gastronômico. Adivinhem a capa da revista "TAM nas nuvens", que eu fiquei lendo durante o vôo? O nosso chef mais famoso, Alex Atala!
Foram 3 dias recheados de palestras, aulas, degustações, visitas técnicas e chefs fantásticos que fazem a nossa gastronomia maior e mais bonita. Infelizmente eu não pude participar de todas as aulas, mas presenciei um bom leque das novidades da cozinha brasileira (12 apresentações, no total!) e vou contar todos os detalhes aqui no blog.



BOTECOS DO BRASIL - EDUARDO MAYA


Minha primeira aula foi com o criador do maior festival da culinária de bar do Brasil, o Cozinha di Buteco (já falei dele aqui no blog, lembram? http://miriamarazinichef.blogspot.com.br/2012/03/comida-de-boteco-gente-ama.html). Eduardo Maya começou a aguçar o paladar dos participantes servindo uma divina cachaça macerada com flor de jambu. Isso mesmo, jambu, aquela planta lá do norte do nosso país, rainha do clássico tacacá, que adormece a boca. Vocês não têm ideia de como é legal beber uma cachaça que deixa a boca e a língua formigando!! Pena que não tinha lá pra vender, mas eu peguei o telefone, liguei pro Pará e vou dar um jeito de conseguir uma caixa :-)



Outro mimo foi a água de alfazema, acompanhada de um receptivo "axé", que foi distribuída pelo convidado Jô da Bahia



Eduardo Maya contou que, para escolher os 400 participantes do Comida di Buteco, visita mais de 1000 bares e restaurantes de todo o país ao longo de um ano. Segundo ele, o festival tem como objetivo principal o desenvolvimento social que pode surgir a partir da cozinha. Por isso, todos as casas participantes recebem um treinamento do Senac, para aprimorar o trabalho de seus funcionários.

E para mostrar que não é só "conversa de bar" que é boa, Eduardo escolheu 5 receitas de boteco para ministrar ao público, começando com bolinho de piracuí, com um molho power de cambuci, lá de Belém:


Logo depois foi a vez do petisco mais pedido nos bares de Fortaleza: o caldo  de feijão verde, delicioso!



Finalizando a degustação, prestenção nesse belisquete de Goiânia: pimenta dedo-de-moça recheada com charque! Muito boa!




O chef ainda deu a receita do bolinho de pirarucu de casaca e o Jô da Bahia apresentou sua criação: Flor de Tieta. O petisco campeão do Comida di Buteco de Salvador, em 2011.




SORVETES E SORBETS DE FRUTAS BRASILEIRAS - EDOARDO TONOLLI E NICK JOHNSTON


Para ficar ainda mais gostoso, depois de alguns petiscos, que tal um sorvetinho?? No caso, que tal 7 sabores de sorbet de frutas exóticas? Mas antes da degustação, vamos contar como esses gringos vieram parar aqui no Paladar.

Donos da sorveteria Baccio di Latte, os dois foram convidados pelo pessoal do Estadão a apresentar sorvetes com frutas novas, que ainda não haviam sido criados em sua casa. Daí eles lançaram mão das redes sociais para fazer uma pesquisa: "Qual é a fruta mais exótica que você conhece?" Com mais de 90 nomes diferentes citados, eles fizeram uma primeira triagem e testaram alguns sabores. Por último, fizeram uma degustação e votação entre amigos, para escolher os preferidos e apresentar aos participantes do Paladar.

Eis os campeões:


  1. Sorbet de grumixama: com gostinho que me lembrou jaboticaba, gostei do sabor, apesar de ter passado um pouquinho no doce, para o meu paladar;
  2. Sorbet de taperebá: conhecido também pelo nome de cajá, tinha um sabor bem exótico e com final amarguinho. Um dos meus preferidos!;
  3. Sorbet  de Umbu: bom também, mas com um sabor bem parecido com limão, sem muita novidade;
  4. Sorbet de Bacuri: delicioso, me lembrando o gostinho das cajamangas que eu comia no pé da casa da minha tia, quando criança. Muito cremoso, com pedacinhos da fruta e o final salgadinho, para mim  foi o melhor de todos!;
  5. Sorbet de graviola: apesar de ter sido o mais cremoso de todos e com um sabor bem forte, também não me impressionou, por ser um gosto já conhecido do meu paladar;
  6. Sorbet de pitanga: com uma cor linda, boa cremosidade e uma acidez que me agrada muito, também me remeteu ao limão, mas tinha um retrogosto não muito bom;
  7. Sorbet de açaí branco: de cor verde (???!!!) e sabor de azeite de oliva (???!!), esse foi o mais exótico e surpreendente da degustação. Pena que o gosto sai tão rapidinho da boca :-(
Com muita alegria e satisfação, todos nós degustamos, votamos, demos nossas notas e os sabores preferidos poderão ser conferidos na cardápio permanente da Baccio di Latte. 

Mais informações sobre a gelateria no site: http://www.baciodilatte.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário