terça-feira, 3 de junho de 2014

O DOCE SABOR DO NOSSO MERCADÃO

Boa tarde de friozinho, amigos leitores!
Frio dá fome e fome pede receita. Hoje eu volto a falar sobre o nosso querido Mercado Municipal, para passar as receitas do menu degustação de sobremesas que eu apresentei na Arena Gastronômica em homenagem ao Mercadão de Campo Grande.
Essas receitas fazem parte de um lindo projeto do Slow Food Convívio Campo Grande, para levar mais moradores da cidade a freqüentar nosso centro gastronômico mais tradicional. De onde surgiu esse projeto? Leia o post passado, que eu estou contando tudo em detalhes. Inclusive dando a receita do prato salgado que eu desenvolvi para ele:

A principio, eu iria criar apenas um prato, mas nosso Mercado é tão rico que, para que eu conseguisse mostrar um pouco de tanta fartura de ingredientes, acabei criando dois, cada um deles com 3 receitas que o compõe. E nada melhor para mostrar vários elementos do que um menu degustação. Por isso o meu sample de sobremesa, carinhosamente batizado com o nome de “O Doce Sabor do Nosso Mercadão”.
Ingredientes típicos misturados às minhas melhores lembranças de infância e diferentes técnicas gastronômicas resultaram nesse meu xodó, que eu compartilho com vocês, com muito orgulho.

O DOCE SABOR DO NOSSO MERCADÃO



Doce de bolinha de queijo com calda de tereré

Quem passeia pelos corredores do Mercadão logo nota que existem vidros de queijadinha espalhados por várias bancas. O que os campo-grandenses chamam de queijadinha eu aprendi a chamar de doce de bolinha de queijo, que sempre foi o meu doce em compota preferido. Por que comer figo e abóbora se você pode escolher queijo, ovo e açúcar?? Hehehe... Pois bem, resolvi fazer a queijadinha do jeito que aprendi com a minha mãe, adicionando um toque especial do produto que mais exala aromas no nosso Mercado: a erva de tereré. Detalhe importante: bolinha de queijo boa é feita basicamente com queijo de qualidade e ovo. A maioria das receitas pede para colocar bastante amido ou farinha. Elas até que deixam a bolinha mais estável e fácil de fazer. Mas ela perde aquela linda cor amarela e sua característica original.

Ingredientes:
·         500 g de açúcar cristal
·         500 ml de água
·         40 g de erva para tereré
·         200 g de queijo caipira curado
·         1 ovo caipira
·         10 g de açúcar refinado
·         1 pitada de fermento químico em pó

Rale o queijo em um ralado bem fino e misture a ele o fermento e o açúcar refinado. Adicione o ovo e misture bem, até que dê o ponto de enrolar. Faça bolinhas pequenas (cerca de 1 cm de diâmetro) e reserve.
Faça uma infusão da água com a erva e deixe ferver por cinco minutos até que pegue bem o aroma do tereré. Coe em seguida. Prepare a calda misturando o açúcar e água aromatizada, levando ao fogo até ferver e a calda começar a engrossar.  Adicione as bolinhas nessa calda e deixe cozinhar rapidamente, menos de 3 minutos, até que elas fiquem brilhantes.
Sirva quente ou em temperatura ambiente. Eu amo ela quentinha, recém-saída do tacho!
Se for guardar, tem um detalhe importante: não conserve as bolinhas na calda que usou para cozinhá-las. Ela fica com um aspecto turvo e gorduroso. Prepare uma nova calda aromatizada e preencha o vidro da compota.

Bolo cremoso de fubá saboró

Nessa minha pesquisa pelo Mercadão, eu descobri que existe um tal de fubá saboró. E o que seria isso, Míriam? Ele é feito de milho cateto, abundante no Paraguai, e é com ele que se faz a sopa paraguaia original, produto que herdamos de nossos vizinhos e que se tornou um prato típico de Mato Grosso do Sul. Decidi utilizá-lo para fazer uma das minhas receitas mais fáceis e que mais fazem sucesso: o bolo de milho.

Ingredientes:
·         1 lata de milho verde com a água
·         3/4 da lata de óleo de milho
·         1 lata de leite de vaca
·         1 lata de açúcar
·         1 lata de fubá saboró
·         3 ovos caipiras inteiros
·         1 pacote pequeno de coco ralado (50g)
·         2 colheres (sopa) de fermento em pó

Bata bem todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento, que deve ser acrescentado por último, apenas usando a função pulsar. Coloque em uma forma untada e polvilhada com fubá e leve para assar em forno médio, até que esteja dourado por cima e assado no centro.

Verrine Caipira

Esse é uma receita de ar contemporâneo que entrou para fazer a composição da sobremesa. A motivação principal dela foi eu ter avistado lá no Mercadão um requeijão caipira com rapa, o que me fez lembrar mais uma vez da minha infância na fazenda, quando a gente comia a rapa do requeijão quentinha e derretida, que havia acabado de sair do fogo, coberta com bastante açúcar. Quem já passou por essa experiência, sabe bem do que estou falando. A felicidade em forma de queijo com açúcar!
Para dar esse sabor doce ao requeijão e adicionar alguns outros produtos típicos das bancas do nosso Mercado, aí está um copinho que mistura geleia de mocotó, farinha torrada de Aquidauana, cumbaru, rapadura batida na palha, manteiga de garrafa e, claro, requeijão caipira com rapa.

Ingredientes para a Ganache de Mocotó:
·         200 g de geleia de mocotó
·         100 g de creme de leite de caixinha

Levar a geleia cortada em cubos e misturada com creme de leite ao fogo, até que a geleia se derreta e forme um mistura homogênea. Essa mistura ganha o nome de ganache, por ter o mesmo princípio da ganache da trufa de chocolate: apenas chocolate e creme de leite. Reserve.

Ingredientes para a Farofa Doce com Farinha de Aquidauana e Cumbaru
·         100 g de farinha torrada de Aquidauana
·         10 g de manteiga de garrafa
·         20 g de castanha de cumbaru torrada
·         50 g de açúcar mascavo

Descascar o cumbaru e pilar ou picar grosseiramente com a faca. Levar a castanha ao fogo com a manteiga de garrafa até que fique dourada e exale um aroma amendoado. Adicionar a farinha e o açúcar e mexer por alguns minutos, até que o açúcar derreta e a farofa fique crocante. Reserve.

Ingredientes para a montagem:
·         100 g de rapadura batida na palha
·         200 g de requeijão caipira com rapa

Monte camadas em um copinho de verrine na seguinte ordem:
- Ganache de geleia
- Rapadura batida em pedaços pequenos
- 1 fatia de requeijão
- Farofa doce
- Uma fatia de requeijão
- Farofa doce


Aí é só juntar as três sobremesas e sentir na boca todos os doces sabores do nosso Mercado Municipal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário