quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Carreteiro de Arroz Nativo do Pantanal com Ovos Caipiras Cremosos e Farofa de Bocaiuva

Boa noite, meu povo!!

Estavam famintos de novidades e com saudades dos meus posts? É, mais uma vez a minha amada gastronomia me afastou dos meus leitores. Mas, de novo, foram por boas, boníssimas causas e elas atendem pelo nome de Feira do Empreendedor e Certificação Internacional ProChef.
Comecemos pela Feira do Empreendedor 2014 MS que foi o maior sucesso! Quem me acompanha pelas redes sociais sabe que meu Instagram e meu Facebook bombaram de fotos e postagens sobre todas as aulas-shows que nós apresentamos no Espaço de Gastronomia do Senac.
Inclusive matérias completas sobre essas aulas e sobre os chefs renomados que visitaram nossa cidade vocês podem encontrar nas minhas colunas do TopMídia News : http://www.topmidianews.com.br/miriam-arazini/.
Mas ficou faltando algo nessas colunas. Aliás, o mais importante de tudo: as cobiçadas receitas. Algumas delas vocês já conhecem, pois eu também aproveitei o espaço da Feira para homenagear o nosso Mercadão. Mas a maioria são novíssimas, desenvolvidas especialmente para o evento e eu vou começar com mais um xodózinho meu: o Carreteiro de Arroz Nativo do Pantanal com Ovos Caipiras Cremosos acompanhado de Farofa de Bocaiuva.
Quem faz parte do Slow Food logo percebe que essa receita foi elaborada por mim com carinho, para homenagear dois produtos de Mato Grosso do Sul que estão na Arca do Gosto: a bocaiuva e o arroz nativo do Pantanal.  O carreteiro ficou divino, a farofa também e esses ovos mexidos AMARELINHOS fazem a gente querer correr para a fazenda.

Façam em casa e aproveitem uma receita toda boa, limpa e justa!



Carreteiro de Arroz Nativo do Pantanal com Ovos Caipiras Cremosos

Ingredientes:

Carne soleada coxão mole
1500
g
Óleo de soja
100
ml
Cebola
200
g
Cachaça
50
ml
Alho
50
g
Arroz nativo do Pantanal
500
g
Salsinha
½
maço
Caldo de carne
1000
ml
Cebolinha
½
maço
Ovo caipira
20
unid.
Sal refinado
10
g
Leite integral
200
ml
Pimenta bode
20
g

Modo de preparo:
1.    Cortar a carne de sol em cubos médios. Picar a cebola, a pimenta e o alho em brunoise. Picar finamente a salsinha e a cebolinha.
2.    Fritar a carne em 75 ml de óleo até que esteja bem dourada .
3.    Deglacear a panela com a cachaça e adicionar a cebola, o alho e a pimenta, refogando até que estejam macios e dourados.
4.    Adicionar o arroz, envolvendo-o em todo o tempero e juntar o caldo de carne aquecido
5.    Cozinhar em panela tampada até que o arroz esteja cozido.
6.    Ajustar o tempero e finalizar com as ervas.
Fazer os ovos mexido com o leite e o ovos e servir com o carreteiro e a farofa de bocaiúva.


Farofa de Bocaiuva

Ingredientes:

Farinha de bocaiúva
300
g
Farinha de Furnas
200
g
Manteiga
100
g
Cebola
150
g
Sal refinado
05
g
Pimenta de biquinho para decorar
100
g

Modo de preparo:
1.    Cortar a cebola em julienne e refogar na manteiga até que fique bem dourada.
2.    Adicione as farinhas e mexa bem até que fiquem torradas.
Ajuste o sal e sirva com o carreteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário