segunda-feira, 3 de março de 2014

Uma noite no Irajá Gastrô

Queridos leitores e amigos, o post de hoje vai deixar vocês babando!!  Quem acompanha minhas aventuras gastronômicas pelo Instagram (@miriamarazinichef) sabe que  em janeiro eu estava no Rio e fui conhecer um novo restaurante. Confesso: quando eu cheguei por lá, estava com outro desejo que, tenho certeza, é compartilhado com todo mundo que gosta de comer bem: provar as delícias do Roberta Sudbrack (quem não conhece, procure no Insta pelo @robertasudbrack que você vai entender do estou falando ). Maaaaasssss.... o restaurante estava de férias até dia 4 de fevereiro, snif, snif... Porém, prometo que ele ainda será matéria de um post futuro.

Pois bem, daí eu parti para o plano B. Fui na net procurar outras indicações de restaurante e encontrei muitas opções muy interessantes. Como só podia escolher um, me decidi pelo Irajá, que havia sido eleito pela Veja Rio como o Melhor Restaurante de Cozinha Contemporânea de 2013. Hummmmm... sounds good, não???



Então, para falar sobre o Irajá, primeiro eu tenho que falar sobre o seu chef, Pedro de Artagão, esse moço bonito aí embaixo que anda esbanjando talento!



O Pedro entrou na gastronomia como muitos de nós: por acaso. Já ajudava na cozinha de casa, mas só despertou para a profissão quando cursava hotelaria e foi fazer um levantamento dos principais chefs do Rio. Daí foi paixão e ele decidiu que seria um deles! Começou a carreira batendo na porta do Clube Gourmet e trabalhou ao lado deJosé Hugo Celidônio. Depois passou pelo Carême de Flávia Quaresma e pelo Sofitel no Le Pré Catelan de Roland Villard. Alí mesmo no Sofitel, Pedro recebeu o convite do empresário Arthur Sendas Filho para preparar um jantar a domicilio e daí foi um pulo para virar o queridinho das socialites cariocas. Com esse trabalho personalizado, Pedro pegou gosto pelo empreendedorismo, implantou um restaurante em um hotel na Barra e, em 2007, assumiu a cozinha do Laguiole, no MAM. Precisa falar que o menino cresceu, aprendeu, criou, ficou conhecido e alcançou o que todo bom cozinheiro almeja?? E é aí que a gente chega no Irajá.

Em dezembro de 2011, o chef Pedro abriu as portas do seu Irajá, em uma casa do século XIX com tijolos maciços e telhado aparente, na charmosíssima Rua Conde de Irajá, que já virou referência gastronômica em Botafogo. Com seus 55 lugares e decoração e móveis garimpados em brechós, o restaurante ganha um ar informal e aconchegante. Existe ainda uma parede viva e outra com inspirações anotadas pelo chef, o que dá personalidade e frescor à casa.








Daí pra frente, foi só sucesso!! Em 2012 o Pedro ganhou os prêmios de Chef Revelação pela Veja Rio e também o de Melhor Restaurante Novo pela Época Rio. Já 2013 foi a consagração do Irajá  Gastrô, eleito o melhor restaurante de Cozinha Contemporânea pela Veja Comer e Beber Rio.


Não poderia deixar passar essa oportunidade, né? Posso afirmar que a noite foi muito agradável e deixou minhas lombrigas em estado de festa. Deliciem-se com as fotos do jantar e quem tiver a chance de dar um pulinho no Rio, vale muito uma visita.

Falso Toro: entrada surpreendente e fresquíssima! Tartar de lombo de atum com foie gras. O melhor prato da noite!

 Entrada 2: Pão de queijo de tapioca com coulis de damasco

Para acompanhar: suco de abacaxi, tangerina e capim limão. E Mojto Passion, feito com soda caseira, rum, hortelã, kiwi e cubos de maracujá gelados.

Prato principal 1: gnudi de baroa com funghi. Um nhocão super macio e adocicado de mandioquinha combinado com creme salgadinho de cogumelos. 

Prato principal 2: tropeiro chique com costelinha super macia e suculenta. 

A sobremesa mais pedida do Irajá: bolo quente de brigadeiro com calda de baunilha. Simplicidade em um doce pra comer de joelhos e olhos fechados, que grita lembranças da infância.

E uma versão do creme brulée, batizado de Pudim "ao inverso". 

Quem gostou e tiver oportunidade de ir ao Rio:
http://www.irajagastro.com.br/
Rua Conde Irajá, 109. Botafogo.
Telefone: (21) 2246-1395



Nenhum comentário:

Postar um comentário