quinta-feira, 13 de março de 2014

Conheça o Convivium Slow Food Campo Grande

Essa semana eu tive o prazer de participar mais uma vez de um encontro especial. Sabe aquela sensação de renovação e fé que a gente tem após um mergulho em uma cachoeira, ou na volta de um retiro ou ao final de uma meditação intensa? Foi assim que eu me senti voltando para casa do Convivium Slow Food dessa terça-feira.



Esse movimento gastronômico que prega o direito fundamental ao prazer de comer bem e defende a nossa herança culinária me foi apresentado no ano passado, quando eu participei do meu primeiro convivium. E, como disse a chef Magda Moraes, a líder do movimento em Campo Grande: o slow food nasce primeiro dentro de você e depois vai se refletindo nas pessoas ao seu redor.  Por causa das minhas raízes, da minha infância de férias e finais de semana na fazenda, dos encontros familiares ao redor da mesa eu sempre fui adepta do Slow Food sem saber, hehehe. E ainda na faculdade de gastronomia já havia aprendido a valorizar a Cozinha Brasileira. 

Mas depois de conhecer o movimento propriamente dito, ele está se tornando, devagarzinho, um modo de vida. Começando por coisas simples, como me lembrar que não é legal ficar fuçando no celular na hora do almoço, passando pelo desejo de conhecer melhor os ingredientes de Mato Grosso do Sul e chegando até a transmissão da importância do movimento aos meus alunos de gastronomia, em uma aula exclusiva.

Ainda falta muito para eu me tornar uma praticante ativa do Slow Food, eu sei. Mas a sementinha já criou raízes e ganhou meu coração, meu estômago, essa matéria e uma coluna especial minha no TopMídia News, que vocês podem conferir no link: http://www.topmidianews.com.br/miriam-arazini/noticia/slow-food-conjuga-prazer-e-alimentacao-consciente

Mas, afinal, o que é esse tal de Convivium? Convivium é uma palavra Latina que significa ‘um festim, entretenimento, um banquete'. O Slow Food usa este nome para nomear seus grupos locais. No Brasil, definiu-se usar o nome “Convívio” para os grupos locais do Slow Food. Nossos Convívios são a expressão local da filosofia Slow Food. 

Eles articulam relações com os produtores, fazem campanhas para proteger alimentos tradicionais, organizam degustações e palestras, encorajam os chefs a usar alimentos regionais, indicam produtores para participar em eventos internacionais e lutam para levar a educação do gosto às escolas. E, o mais importante: cultivam o gosto ao prazer e à qualidade de vida no dia-a-dia.

Contando mais um pouquinho sobre o Convívio dessa semana, até parece que São Pedro quis deixar nossa reunião mais aconchegante e mandou um noite tão fresquinha que a gente teve que se aquecer nas mantinhas da Magda :-)



Nós começamos assistindo a um lindo filme chamado “O Tempero da Vida”, que eu indico muito e que pode ser encontrado no You Tube. A história da profunda ligação de uma criança turca com a culinária de seu país norteou as nossas discussões sobre a importância das raízes gastronômica na formação cultural e emocional do ser humano. Cada um contribuiu com suas experiências e suas ideias, em uma conversa deliciosa e muito rica.
E como, fundamentalmente, nós estamos falando de COMIDA, aí estão as fotos dos pratos reconfortantes e cheios de sabor que os participantes levaram ao encontro dessa semana. Alguns feitos pelos próprios membros, muitos com ingredientes regionais e todos servidos e degustados com todo carinho. Posso dizer que saí de lá com fé na gastronomia, de alma renovada e muito bem alimentada.












  • Campo Grande - Campo Grande (MS)
Líder: Magda Rodrigues de Moraes
Rua Quintino Bocaiúva, 1222. Tv Morena.
79050-112 -  Campo Grande, MS
(67) 8138-7203
campogrande@slowfoodbrasil.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário