quarta-feira, 9 de maio de 2012

Fondue para aquecer a alma! *Dicas de panelas*

O inverno tá chegando, não é, pessoal?? Na semana passada nós já tivemos uma amostra grátis do frio que nos espera. Ainda mais para nós, sul matogrossenses friorentos, acostumados com o calor da nossa terra, onde tiramos o cachecol e a jaqueta de couro do armário assim que o termômetro marca menos de 30ºC :-).
É hora de namorar mais aconchegado, beber mais vinho tinto, assistir tv debaixo do edredom e encher o cardápio de comidas quentinhas. E comida de inverno lembra o que? FONDUE!



O fondue é um dos meus pratos preferidos, por diversos motivos:

  1. Em uma só refeição a gente se delícia com queijo, pão, carne, frutas e chocolate;
  2. Comer fondue pede vinho gostoso;
  3. Depois que está tudo picado e pré-preparado, ninguém mais precisa parar a conversar pra ficar na beira do fogão. É só sentar e aproveitar a noite toda;
  4. Fondue agrega! São seis pauzinhos em torno de uma panela só. Existe comida mais aconchegante?


Por isso tudo, aí estão diversas dicas para aproveitar o nosso queridinho do inverno: panelas, receitas, vinhos. E para quem já é fã de carteirinha mas tá querendo variar, idéias para fugir dos tradicionais "queijo com pão"; "carne com molho rosé" e "chocolate com morango"

Comecemos pelas panelas. Existem diversos tipos de aparelho de fondue: caro, barato, ruim, bom, pra carne, pra queijo e para chocolate. Não sei deixe enganar por aparelhos completos a R$ 30,00. Existem, mas a panela é tão fina que vai queimar seu queijo e seu chocolate, e o óleo vai virar uma fumaça. Além do mais, nenhum produto de limpeza vai conseguir tirar aquele resto de chocolate queimado que grudou no fundo da panela. Ou seja, seu dinheiro vai pro lixo!

Os bons aparelhos de fondue de carne possuem uma base rotatória, com suporte para os potinhos de molho e panela de metal, de espessura grossa, para evitar que o óleo aqueça demais, como os da foto abaixo:




Já os aparelhos para fondue de queijo ou chocolate não possuem o suporte para molhos e suas melhores panelas são as de cerâmica, vidro ou ferro fundido e esmaltado, como as nossas amadas Le Creuset.



Existem também os jogos que têm os dois tipos de panela, facilitando nossa vida na hora de servir. Claro que você pode começar comprando apenas uma. Mas quando a gente tem que parar de comer nosso querido fondue, esperar a panela esfriar, tirar o que restou de lá de dentro e lavar, pra só depois começar a aquecer o próximo (que sacooooo!) sabemos que o investimento em 2 ou 3 panelas vale a pena.


Para os fashion gourmet, há alguns aparelhos elétricos muito modernos e com design bem interessante. Babem:






E há ainda aqueles aparelhos que parecem peças de decoração, de tão fofos que são:



Não dá vontade de ter um de cada???

No próximo post, receitas, vinhos e idéias criativas para surpreender no seu fondue.

2 comentários: