quarta-feira, 30 de maio de 2012

Abertura da Arena Gastronômica MS 2012

Boa tarde, pessoal!



Estou aqui para contar para vocês alguns detalhes da abertura da Arena Gastronômica MS 2012, que aconteceu ontem, no Armazém Cultural. Quem ainda não sabe o que é a Arena Cultural, basta ler o último post do blog:
http://miriamarazinichef.blogspot.com.br/2012/05/arena-gastronomica-ms-2012.html

O evento será muito importante para firmar as raízes do desenvolvimento da gastronomia profissional do nosso estado, e deixá-la cada vez mais próxima ao grande público. Um presente para nós que trabalhamos com isso, e para todos vocês que adoram comer bem!

O Armazém Cultural etá lindamente decorado, com redes e grandes pendentes no teto e uma bela iluminação. Os estandes estão muito organizados e os Espaço Bar e Cozinha Show estão um mimo!



A noite de ontem foi uma abertura apenas para convidados e, depois dos discursos e agradecimentos de patrocinadores e colaboradores do evento, houve entrega de placas de novos restaurantes associados à Abrasel e foi servido um coquetel aos participantes.


Depois da parte mais formal, a parte mais deliciosa: a primeira apresentação na Cozinha Show! O Chef Marcílio Souza ensinou com fazer um sashimi de piranha. Isso mesmo, sashimi de piranha! Claro que, como tudo por aqui, abrasileiramos a receita, misturando técnicas japonesas com ingredientes locais.


E eu vou passar aqui as dicas que o Chef Marcílio nos deu para fazer um prato impecável.
  1. Tenha uma boa faca, para conseguir um corte uniforme;
  2. Treine um pouco. No começo, o filé da piranha não vai ficar lindo, mas conforme se pega o jeito, melhor ele fica;
  3. Faça 3 cortes no peixe: um transversal, na altura do olho do peixe, até  próximo ao rabo; outro na cabeça, cruzando com o primeiro corte; e o terceiro ao longo do lombo. As pontas de cada um desses cortes se unirão, possibilitando a retirada do filé;
  4. E é isso mesmo: cada piranha dá apenas um filé! Aproveite o restante para fazer um caldo;
  5. Com o filé nas mãos, retire a pele e a parte mais escura do filé. Aproveite a pele para fazer uma boa pururuca, perfeita para acompanhar outra paixão dos sul mato grossenses, a cerveja bem gelada.
  6. Corte o filé em pedaços bem finos, para possibilitar a retirada dos espinhos;
Agora é a hora do tempero e, assim como a espécie do peixe, ele também foi adaptado ao gosto local. E, dessa forma, o sashimi do MS é bem mais parecido com o ceviche peruano do que com o sashimi japonês. Lá em Corumbá e por quase todo o Estado, o tempero tradicional é o shoyu, cebola e limão. Para quem não é muito fã do molho de soja, o Chef Marcílio passou o tempero tradicional do ceviche, que também fica muito bom: limão, pimenta fresca, sal, coentro e cebola. E para quem quiser dar um toque especial, basta adicionar um pouquinho de gengibre.



Agora é só marinar por 15 minutos e degustar! Nós, que estávamos no evento, provamos e aprovamos a versão com o tempero do ceviche. Ah, e uma última dica: segundo o Chef Marcílio, um acompanhamento perfeito para o sashimi de piranha é a batata doce, seja frita, cozida ou em purê (!!). Alguém imaginava essa??? Segundo ele, o adocicado da batata equilibra os sabores mais fortes e ácidos do sashimi, num casamento ideal..

Gostaram?? Para quem aprovou, tentem fazer em casa e não percam os próximos posts, com todos os detalhes sobre os outros 3 dias da Arena Gastronômica MS. Aliás, para quem gostou mesmo, que tal prestigiar o evento?? Todos os dias haverá diferentes apresentações culturais, além das aulas e degustações, como a que ocorreu ontem:


E, além disso, basta se cadastrar para receber um mimo da Abrasel: um livro guia com fotos de pratos da gastronomia do Mato Grosso do Sul. Está imperdível, meus amigos gourmet!



Nenhum comentário:

Postar um comentário