quinta-feira, 1 de março de 2012

Promoção de Páscoa

Sei que a maioria de vocês mal curaram a ressaca do Carnaval, mas para nós que trabalhamos com gastronomia, em especial para mim que sou especialista em doces, o foco já é o feriado mais doce do ano, a Páscoa.


E para adocicar a vida de todos vocês, hoje começa a primeira promoção oferecida pelo blog. O prêmio será um Ovo de Páscoa trufado de 1 kg, feito com chocolate belga, produzido com carinho pela personal chef Míriam Arazini. Para participar, basta preencher dois requisitos:

  1. Se tornar um membro do blog;
  2. Compartilhar pelo Facebook este ou qualquer outro post do nosso blog.
Aqueles que cumprirem as regras acima estarão automaticamente inclusos no sorteio. Um recado para confirmar a participação será enviado pelo Facebook. E, para agradar bastante ao vencedor, ele poderá escolher o sabor de seu ovo. O sorteio será realizado no dia 4 de Abril e o ovo será entregue até o dia 7 de Abril.




E para aqueles que desejam presentear pessoas queridas ou mesmo mimar a seu próprio desejo, aceitamos encomendas de ovos de páscoa, feitas com antecedência, até o dia 30 de Março.
Os ovos podem ser feitos com chocolate ao leite, meio amargo ou branco.
As opções de recheio são:

- Nutella;
- Nozes;
- Damasco;
- Cereja.
- Chocolate Belga
- Castanha de cajú;
- Chocolate;
- Chocolate branco;
- Chocolate chumbinho;
- Limão;
- Maracujá;
- Coco;
- Leite Ninho;
- Amarula;
- Capuccino;
- Doce de leite;
- Brigadeiro;
- Chocolate com pimenta
- Pão de mel de beijinho
- Pão de mel de brigadeiro
- Pão de mel de doce de leite.

Temos várias opções de tamanho, inclusive em formato de coração (para os românticos irremediáveis) e com emblemas de time de futebol (para os fanáticos irremediáveis).

Solicite orçamento pelo email ou Facebook.



E para aguçar a curiosidade e a fome de chocolate, aí vai um pouquinho da história da Páscoa.

As origens do termo  
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 

Entre as civilizações antigas  
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.


A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.  

A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Para eles, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.   

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos  
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.



18 comentários:

  1. Eu queeeeeeeero demais! Quase morri de vontade vendo as fotos.. ai senhor! Dedos cruzados pra ganhar! hahaha

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs... Ellen, pode deixar que se vc não ganhar eu te dou um bombom como prêmio de consolação :-)

      Excluir
  2. Parabens pelo seu blog,Miriam!!!
    Me apaixonei por todos os ovos e, com certeza encomendarei alguns!!! Sucesso
    Tania PImenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania, muito obrigada!
      Eu fico muito feliz das pessoas estarem gostando! Se tiver curiosidade sobre algum assunto na gastronomia, me fala que eu escrevo um post. Ah, e aproveita que vc já é membro do blog. Agora basta compartilhar um post no Face para vc concorrer ao Ovo de Páscoa da promoção.
      Um abraço, Míriam

      Excluir
  3. Biii, já tem preço??
    Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, tem sim. Vou te mandar por email, os preços e os tamanhos. Beijos!

      Excluir
  4. Biiii, quero um de cada ... e agora, "COMOFAZ"????!!!!! kakakaka
    Mi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs... Biii, tenho algumas opções pra vc:
      - Se sua poupança estiver gorda, compra um de cada;
      - Se sua poupança estiver magra, vc pode vir lavar minhas formas de chocolate que eu te pago em ovo;
      - Ou vc compra um mini bombom de cada sabor, pra matar a vontade :-)
      Não esquece de guardar dinheiro pro SPA depois (como se vc tivesse esse problema)!
      Beijos!

      Excluir
  5. Miriam... vc está de parabéns!! Se a aparência dos ovos já é tentadora, imagine eles por si só...gostaria de receber o orçamento por e-mail tb!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávia!
      Obrigada!! Vou te passar o orçamento por email.
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá, gostaria de saber o preço dos ovos. Meu email e lu_hakeme@hotmail.com
    Grata,
    Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana!
      Vou te passar os valores e tamanhos por email.
      Um abraço, Míriam

      Excluir
  7. Oi Miriam!Parabéns pelo blog! Hummm que delícia!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Miriam, parabéns pelo seu sucesso! Me mande os preços dos ovos por favor...obrigado e bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lily!
      Obrigada! Me passa seu email para eu te enviar os valores.
      beijos!

      Excluir