quinta-feira, 15 de março de 2012

Petit gâteau: como os opostos se atraem

Atire a primeira pedra quem não fica com a boca salivando ao ver um petit gâteau! Ok, a gente sabe que a sobremesa já pode até ser considerada fora de moda, carne de vaca, lugar comum. E também sabemos que esse bolinho sofre da "Síndrome do Tomate Seco": de tanto ser imitado em versões ruins e industrializadas e por ser utilizado a torto e a direito sem critério algum, o pessoal da alta gastronomia costuma fazer careta à simples menção de seu nome.




Mas, façamos justiça, quando a receita é boa, quando ele está no ponto certo, não dá pra resistir! O doce é uma combinação perfeita de opostos: a casquinha crocante com o centro cremoso + o calor do bolinho com o gelado do sorvete. Servir o petit gâteau após um jantar ou almoço, é certeza de agradar a maioria dos convidados.
No final de semana passado, eu inclusive usei o poder de sedução dessa sobremesa para me redimir de um carne muito salgada feita no dia anterior. Funcionou, claro! E para agradecer, resolvi pesquisar mais e escrever um post sobre meu amado bolinho.
Alguns dizem que ele foi criado na França, mas acredito que, na verdade, apenas o seu nome é francês. A denominação "petit gâteau" é claramente fabricada e provavelmente de origem norte-americana, dado que, em francês, é um apenas um genérico para qualquer "bolinho". Aliás, essa sobremesa nem existe com esse nome na França. Se você quiser provar essa delícia por lá, precisa pedir por um "Moelleux au Chocolat" ou ainda um "Mi-cuit" ou "Jusque Cuit".




O fato é que essa sobremesa leva todo jeito de ter nascido de um erro, assim como vários outros sucessos culinários. Provavelmente um cozinheiro inexperiente ou desatento aqueceu o forno demais, e ao retirar os bolinhos do forno, eles estavam crus por dentro. Mas o que importa é que de qualquer forma os clientes adoraram e o doce se popularizou nos restaurantes de Nova York na década de 1990. Já em 1994, o bolinho fez sua estréia em terras tupiniquins pelas mãos do renomado chef Erick Jacquin.
Eu nem me lembro mais quando foi a primeira vez que comi um petit gâteau, mas sei que logo me apaixonei e passei a procurar várias receitas até encontrar a minha preferida, testada e mil vezes aprovada, que está aí embaixo para vocês (e também está na página de receitas ali em cima). Agora, inesquecível foi o a versão da sobremesa que provei no menu degustação de sobremesas do Carlota, da chef  Carla Pernambuco, em São Paulo: um petit gâteau Romeu e Julieta. Imaginem uma massa crocante por fora, rosinha, com sabor de goiabada, e um recheio cremoso de queijo!! Divino!!
E assim, como essa versão, existem várias outras espalhadas aqui pela net e em vários restaurantes brasileiros. Escolhi algumas delas para colocar aqui no blog. O segredo comum de todas elas é o forno alto e pré-aquecido por pelo menos 10 minutos. Já o tempo de cocção varia muito de forno pra forno. Testem, descubram e se deliciem!




PETIT GATEAU DA CHEF MÍRIAM





Rendimento: 12 porções

Forno: 220º C


Ingredientes:


  200 g de chocolate meio amargo
  160 g de manteiga sem sal
  160 g de açúcar  
  80 g de farinha
  3 ovos inteiros
  4 gemas
  1 colher, de chá, de essência de baunilha
  2 colheres, de sopa, de rum ou licor de cacau
  forminhas para mini-bolo


Preparo:
Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria. Em separado, misture os ovos e o açúcar. Depois, coloque tudo em um recipiente. Junte a farinha e o resto dos ingredientes. Bata na mão. Unte as forminhas com manteiga e chocolate em pó e coloque a massa - sem preencher toda a forma.
Antes de servir, pré-aqueça o forno (alto) e leve para assar de 5 a 8 minutos (depende do forno) até os bolinhos crescerem, mas sem queimá-los. Deixe o tempo suficiente para cozinhar a superfície, ficando uma calda no interior (olhando por cima da forminha, vc vê que está opaco em volta e com o centro ainda brilhante).
Sirva quente, acompanhado com sorvete de creme. 








Petit Gâteau de chocolate branco

Ingredientes


150 g de chocolate branco
150 g de margarina Qualy Sadia
1 xícara(s) (chá) de açúcar União
3 unidade(s) de gema de ovo
3 unidade(s) de ovo
1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo peneirada(s)

Deixe derreter o chocolate com a margarina em banho-maria , como ensina o Portal Terra. Junte os ovos inteiros e depois as gemas o açúcar e a farinha de trigo. Coloque a massa em até 3/4 das fôrminhas que foram polvilhadas com farinha de trigo e leve ao forno por cerca de 10 a 12 minutos.  



Fonte: http://www.aninhacamelo.com.br/index.php?blog=2&p=348&more=1&c=1&tb=1&pb=1






Petit Gateau de limão siciliano



Ingredientes:


250 g de chocolate branco
200 g de manteiga sem sal
4 ovos inteiros e ainda, mais 4 gemas
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
Raspas de 3 limões sicilianos (só raspe a parte amarelinha, pois a parte branca deixa tudo amargo...)
Manteiga para untar e farinha de trigo para polvinhar as forminhas


12 forminhas de aluminio individuais, daquelas para fazer petit gateau


Mãos a obra:


Derreta o chocolate branco com a manteiga em banho-maria. Enquanto o chocolate vai amolecendo você pode aproveitar para untar as forminhas e polvilha-las com a farinha de trigo. Reserve o chocolate com a manteiga bem derretidos e misturados de maneira cremosa.


Em uma tigela misture os demais igredientes (ovos + gemas + farinha de trigo + raspas de limões). Quando tiver uma mistura homogênea, pare de bater e misture delicadamente o chocolate derretido com a manteiga. Distribua a massa nas forminhas sem completa-las, pois a massa cresce um pouquinho no forno, assim você pode deixar um espaço para ela subir!


Asse em forno pré-aquecido e quente (200º C) por 7 a 10 minutos - dependendo da regulagem de seu forno pode demorar um poquinho mais... Os bolinhos estarão no ponto quando a borda estiver firme e o centro ainda apresentar uma textura cremosa.

Fonte: http://lavienfete.blogspot.com/2010/07/petit-gateau-de-limao-siciliano.html

Petit Gateau de Goiabada com  requeijão


Ingredientes
  • 200g de goiabada cremosa
  • 60g de farinha de trigo peneirada
  • 70g de açúcar
  • 2 ovos inteiros
  • 2 gemas
  • 25g de glucose em pó
  • 100g de manteiga derretida
  • 8 colheres (chá) de requeijão de copo
  • 3 colheres (sopa) de açúcar impalpável 
Modo de preparo
  • Bata os ovos, as gemas, glucose e açúcar até que espumem e fiquem claros.
  • Depois junte o trigo, batendo por mais 2 minutos.
  • Inclua a manteiga e bata por mais 2 minutos.
  • Por último, a goiabada, batendo por 3 minutos; reserve.
  • Unte e enfarinhe formas de empada grande.
  • Deposite 1 colher de sopa cheia da massa, e no centro 1 colher de chá de requeijão;
  • complete com mais 1 colher de sopa cheia de massa e asse por cerca de 8 minutos.
  • Retire e desenforme.

Fonte: http://www.comidaereceitas.com.br/bolos/petit-gateau-de-goiabada-e-requeijao.html#ixzz1pDCEnGmS
 

2 comentários:

  1. Comi uma vez um delicioso de limão siciliano no Bistrô da Sara em São Paulo que até hoje lembro com a sensação de quero mais...

    ResponderExcluir