domingo, 29 de abril de 2012

Dicas para a Caminhada da Fé

Oi, pessoas queridas amantes da gastronomia que acompanham meu blog!

Hoje eu preciso me desculpar com vocês, porque este post não vai ser sobre comida. Peço uma licença para usar um pedacinho desse blog por uma outra causa... uma outra boa causa: a Caminhada da Fé. Para quem não conhece, é uma caminhada de cunho religioso e católico (mas que é aberto total para qualquer crença ou falta dela), que sai de Paranaíba e chega a São Sebastião do Pontal, em um percurso de 36km. A Caminhada deste ano acontece hoje, com partida às 21:00h, daqui de Paranaíba. E eu roubei um pedacinho do blog, porque é o espaço que eu tenho para escrever e divulgar um texto maior.



Eu participei da Caminhada pela primeira vez no ano passado e agora pretendo ir todos os anos. E, aproveitando a minha fantástica experiência em uma jornada a pé de 818 km, pelo Caminho de Santiago de Compostela, gostaria de, humildemente, dar algumas dicas e conselhos a quem vai participar da Caminhada da Fé hoje à noite.

A partir do meu debut ano passado, eu afirmo para vocês que não é fácil percorrer todos os 36 km. Antes mesmo da ponte, que é a metade do caminho, o pé começa a doer, podem surgir bolhas, seu corpo começa a fatigar e pedir uma cama. Além disso, não existe possibilidade de vc se "preparar" para essa pequena jornada. Como se preparar para 8 horas de caminhada, seguidas, à noite, período em que seu físico se acostumou a vida toda a estar descansando??? Se você está indo pensando em parar assim que se cansar, saiba que não vai chegar nem nessa parte. O mais importante é simplesmente enfiar na sua cabeça que VOCÊ VAI CHEGAR LÁ, queria seu corpo ou não. E se vc tiver força mental suficiente, seu corpo vai te obedecer.



É claro que eu não sou estúpida o suficiente para pensar que todos têm preparo físico e idade para isso, como se fosse só mentalizar os números da mega sena para ficar rico da noite pro dia! Mas, se vc tiver um pequeno condicionamento físico, e também bastante força de vontade e, claro, fé, você conseguirá. E, se tomar os cuidados abaixo, tudo ficará mais fácil:

1- ESCOLHA O CALÇADO CERTO! E o calçado certo é o seu tênis. Sei que muitas pessoas se sentem mais à vontade com um chinelo, uma rasteirinha ou sapatilha, mas estes são sapatos adequados para o dia a dia, não para 36km! O tênis tem revestimento e amortecimento corretos e vai retardar o aparecimento de bolhas e dores nas articulações. Dê preferência a um tênis mais velho, que já esteja amaciado e tenha criado o formato do seu pé. Se você não tem nenhum, compre! Te garanto que será um ótimo investimento. Além disso, não caia na tentação de trocar o tênis por um chinelo no meio do caminho. Se fizer isso, seu pé vai deixar de ficar meio apertado, para ficar totalmente cheio de bolhas.



2- ISSO NÃO É UMA CORRIDA! Algumas pessoas participam da Caminhada da Fé apenas pra provar a si mesmos que eles são super heróis, que conseguem fazer mais rápido e chegar antes que os outros. Se você faz parte desse time, ok... é uma opção sua e, como eu disse antes, a Caminhada é aberta a todos. Mas, se você está indo para elevar seus pensamentos e suas orações, meditar, refletir, não tente seguir o ritmo de caminhada desse pessoal, nem se sinta incomodado por eles chegarem algumas horas antes que você a São Sebastião. Sinta seu próprio ritmo e o respeite. Quatro a cinco km por hora está passando de bom. Dessa forma, as chances de você chegar lá de uma forma saudável aumentam consideravelmente.

3- ALONGUE-SE!! Isso pode parecer bobo ou desnecessário, uma perda de tempo quando você tem 36km pela frente. Mas eu te garanto que se alongar vai te fazer caminhar com mais facilidade. Além do óbvio alongamento inicial, mais importante ainda são pausas para alongamentos ao longo do percurso, em intervalos de pelo menos 1 hora e meia. Pare, respire fundo, alongue-se, relaxe e siga em frente. Seu corpo agradece e o dia seguinte vai ser bem menos dolorido para suas pernas.



4- EVITE BOLHAS! Elas doem bastante e muitas vezes são a causa da desistência antes do final. Mas eu tenho dois truques simples que funcionaram muito bem para mim durante o Caminho de Santiago:
A) Use duas meias: com uma meia mais fina por baixo e uma outra mais grossa por cima, a umidade será absorvida melhor, evitando que a pele fique fina e sensível, dificultando, assim, o aparecimento das bolhas;
B) Passe vaselina ou Vick Vaporube entre os dedos dos pés: estes produtos diminuem sensivelmente o principal motivo de formação das bolhas, o atrito da pele com a meia e o tênis. São um santo remédio de prevenção.



5- MANTENHA-SE ABASTECIDO! Seu corpo precisa de água, comida e energia de reserva. Portanto, durante o dia de hoje, alimente-se bem, beba bastante líquidos e descanse o quanto puder. E não se esqueça de aproveitar os pontos de apoio durante o percurso para isso. Os voluntários e ajudantes da Caminhada oferecem água, lanches, café, chás e palavras de incentivo. Tudo para aumentar suas chances de chegar a São Sebastião.

6- RESPEITE OS PARTICIPANTES! Algumas pessoas acham que a Caminhada é uma festa ou uma reunião de amigos. Repetindo, ela é aberta a todos. Mas, por gentileza, respeitem os motivos principais do evento, que são o fortalecimento da espiritualidade e a reflexão, através do silêncio e do sacrifício físico. Claro que ninguém precisa ficar calado durante os 36 km, mas fale baixo e respeite o espaço e ouvido dos outros. No ano passado havia pessoas com latas de cerveja, mp3 ligados em volume alto, ou gritando piadas para MS inteiro ouvir. Por favor, aqui não é lugar para isso. Tenham noção!

7- LEVE UMA PEQUENA LANTERNA! Ao longo do caminho, os participantes se dispersam cada vez mais e nem sempre há carros de apoio por perto para iluminar a rodovia. Para evitar pisar em falso em buracos, pedras ou qualquer outro obstáculo pelo trajeto, leve uma pequena lanterna para iluminar as partes em que a escuridão é maior.



8- RESPEITE SEU CORPO! Muito importante é saber entender quando o seu corpo está no limite. Às vezes, mesmo com toda boa vontade do mundo, nosso físico não está preparado para um desafio desses. Assim, para evitar a exaustão durante o percurso ou dores e problemas sérios nos dias seguintes, ouça bem o que suas pernas, joelhos, coração e coluna estão falando. Se achar melhor, pegue carona com um dos ônibus ou carros de apoio dos voluntários. Eles estão ali para isso e ninguém tem obrigação nenhuma de chegar até o final andando. O que mais importa é a fé, a intenção, o desejo de chegar. Se esse ano não der, acredite que no outro seja possível.

Até mais tarde e uma ótima Caminhada a todos! Que nosso trajeto seja abençoado e iluminado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário