terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

É o Cachorro Quente da Tia nas cabeças!!


Hoje estou aqui para, com o maior prazer, escrever um post especial!! Um post sobre o prato que foi eleito o MAIOR CLÁSSICO DA GASTRONOMIA PARANAIBENSE!! Através do blog, realizamos uma votação pelo Facebook, entre os dias 13 e 31 de Janeiro, com uma adesão muito bacana do pessoal de Paranaíba e tenho certeza que foi muuuito difícil escolher o prato preferido. Afinal, eram três candidatos deliciosos! Como decidir entre o Rocambole do Seu Neurísio, o Filé à Parmegiana da Recanto e o Cachorro Quente da Tia???? Não dava para ser os 3??? Hehehe... Pois bem, não dava... e aí 57% dos eleitores elegeram o CACHORRO QUENTE DA TIA como o maior clássico da gastronomia paranaibense.



O nosso grande vencedor faz mais sucesso que o hot dog do Félix!! E, com certeza, é muito mais gostoso!! Mas por que um lanche tão simples foi o vencedor? Ora, nunca subestime um cachorro quente que leva molho de frango especial e batata palha caseira! Me contem quem pode se dar ao luxo de comer cachorro quente com batata palha caseira?? Se você acha que isso não é nada de mais, te desafio a comprar meio quilo de batata e fritar na sua casa. Depois me conta como foi deliciosa a experiência :-) Aliás, deixa essa fritura e bagunça pra lá e aparece logo no Baitakão para descobrir os motivos dele ter sido o vencedor absoluto da promoção!
E para alimentar nossa fome de saber, uma entrevista com a Elaine (a filha da Tia), que me contou um pouquinho da história do pão com salsicha mais famoso de Paranaíba.



Elaine, como vocês começaram a vender cachorro-quente?
Míriam, começamos a vender cachorro quente em 1988, há 26 anos. Naquela época, meu irmão Carlos Donizete estava desempregado e trouxe a ideia de São José do Rio Preto. No início achamos uma loucura, mas pudemos contar com o empréstimo de um padrinho e, com a ajuda da minha mãe (a Analice, a famosa Tia do cachorro quente) para preparar o molho, tudo começou.
Era um carrinho simples, que ficava na Praça da República. Ele colocava alguns banquinhos para os clientes se sentarem e a população paranaibense, especialmente os mais jovens, iam lá à noite para comer. Às vezes meu irmão amanhecia vendendo os cachorros quentes! Era um sucesso! Aliás, foi o Donizete quem batizou o trailer de Baitakão.
Infelizmente, esse sucesso todo acabou levando a um acidente. No dia 19 de setembro de 1990, todos os lanches haviam sido vendidos e, antes de voltar para casa, o Donizete foi comer em outra lanchonete, onde acabou sendo atingido por um disparo de arma de fogo e vindo a óbito dois dias depois.
Graças a Deus, meus pais tiveram força para continuar o trabalho do Donizete e assumiram a lanchonete.



Sorte de nós, moradores de Paranaíba, que seus pais levaram para frente o sucesso do seu irmão! E depois que eles assumiram, houve mudança na receita?
A receita do molho veio da minha ex cunhada, Sônia, e é a mesma desde o começo. Mesmo depois de anos, em  2009, quando meu pai sofreu um infarto e eu e meu irmão Paulão passamos a auxiliar a mamãe, o molho continua como em 1988.




Está certa, Elaine! Em time que está ganhando não se mexe. Falando nisso, qual é o diferencial do cachorro quente do Baitakão?
O diferencial do Baitakão é o carinho e cuidado com o qual o preparamos. Tudo é produzido fresquinho, todos os dias: o pão, o molho, a maionese e também a batata. Passamos a maior parte do dia no pré-preparo desses alimentos.



Agora mata a curiosidade de todo mundo. A receita do molho de frango é secreta?
Míriam, a receita eu conto só pra você, rs... Posso te garantir que é bem simples. (Toda cozinheira fala isso, hehehe! Tudo é “bem simples” pra gente :-))

Por que vocês acham que foram os grandes vencedores da promoção?
Tenho certeza que é pelo amor e carinho que colocamos em cada cachorro quente que servimos ao cliente. A recompensa é o reconhecimento de toda a população de Paranaíba nesses 26 anos de vitórias. Agradecemos muito a Deus por tudo isso!!

Elaine, agradeço a vocês pela entrevista e por terem participado da promoção. Parabéns pelo prêmio e pelo reconhecimento merecido!!

Bom, pessoal, agora que a promoção acabou, é tanto sucesso que estava até pensando em abrir uma franquia do Baitakão aqui em Campo Grande. Mas agora vou ficar milionária vendendo a receita secreta do molho de frango! Qualquer dois milhões de reais depositados na minha conta e começamos a negociar, hehehe...

Brincadeiras a parte, independentemente do ganhador, o mais importante dessa promoção foi voltarmos os olhos à culinária de Paranaíba! Todos são vencedores!! Vejam nossos pratos com carinho e reconheçam o valor que eles têm. Assim nossa gastronomia se fortalece, Paranaíba cresce e, no final, quem mais ganha somos nós, os clientes!


Serviço: Cachorro Quente Baitakão – Praça de alimentação do Carnaíba. Telefone: 8190-3388. Paranaíba, MS

Os ganhadores dos prêmios sorteados pela promoção foram:

Lehane Moreira Silva ganhou os 3 cachorros quentes da Tia;

Leonardo Chaves ganhou duas peças de rocambole do Seu Seu Neurisio;


Fernanda De Paula Barrenha ganhou 1 filé à parmegiana da Recanto.