quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Chocolate quente com Nutella e chantilly! Gordice para o frio de primavera

Essa madrugada o frio apertou e o pessoal que acordou cedo em Campo Grande teve a felicidade de se arrepiar com a sensação térmica de 4 graus!! Um delícia para quem está de férias e pode curtir a preguiça debaixo do edredom, seja lendo Cinquenta Tons de Cinza, com o IPad na mão ou com a Vale a Pena Ver de Novo na TV. Maaaasss, para a maioria dos pobres mortais, hoje é dia de branco e não tem escapatória... resta amaldiçoar o chefe e sonhar com o distante cobertor.

Para tornar a vida dos preguiçosos e dos trabalhadores mais quentinha, ontem eu postei uma receita da sopa da felicidade, maravilhosa combinação de cenoura, gengibre e suco de laranja. E hoje bateu o desejo forte de adoçar a boca :-) Aproveitando a inspiração da receita de ontem na minha linda irmã Lara, hoje a delícia daqui também foi feita pela primeira vez por ela. E claro que entrou no meu caderninho de preferidas: chocolate quente meio amargo com Nutella e chantilly!! Tem como não ser divino???



Com apenas quatro ingredientes, dá pra injetar serotonina, aquecer o corpo, acariciar a alma e adorar São Pedro e seu vento gelado... ok, e também sentir uma leve culpa por prejudicar o Projeto Verão em plena quarta-feira. Mas isso a gente deixa só pra amanhã, hihihi :-)

CHOCOLATE QUENTE MEIO AMARGO COM NUTELLA E CHANTILLY
  • 1 xícara (chá) de leite;
  • 70 g de chocolate meio amargo em barra;
  • 1 colher beeem cheia de Nutella;
  • Chantilly a gosto.
Levar ao fogo baixo o leite com o chocolate meio amargo em pequenos pedaços. Vá mexendo com uma espátula até que o chocolate derreta e se incorpore ao leite. Adicione a Nutella e misture até que fique homogêneo. Depois é só colocar na xícara, cobrir com chantilly e beber de olhinhos fechados!!



terça-feira, 25 de setembro de 2012

Sopa creme para a primavera

O inverno se foi, a primavera chegou e, para dar uma zoadinha básica, São Pedro mandou junto com ela o friiiiioooo... as previsões do tempo dizem que pode até nevar lá pras bandas do sul do país e que o nosso povo friorento do Mato Grosso do Sul pode se preparar para 10ºC na madrugada de hoje para amanhã.

Para vocês aproveitarem bem o que pode ser o último dia em seis meses no qual possamos tomar algo fumegante sem suar em bicas, aí vai um receita de sopa creme divina!! Descobri esse prato quando fiz uma cirurgia dentária e tive que ficar só nos líquidos. Minha irmã Lara, que é uma cozinheira de mão cheia, cuidou muito bem de sua sis com essa sopinha exótica e surpreendente, que encontramos na revista Menu.



Melhor ainda, se vocês pensaram em uma sopa batida, cheia de creme de leite, manteiga e queijo (que eu adooooooooro!!!), saibam que essa aqui não vai prejudicar o "Projeto Verão" de ninguém. Ela é cremosa e muito saborosa, mas também leve e saudável. E se tem alguém imaginando que essa mistura pode ser estranha demais, com gengibre, suco de laranja e cenoura, saibam que todo mundo que prova se apaixona!



Sopa da felicidade
Ingredientes
Quantidade
Cebolas picadas em cubos médios
1 unidade
Cenouras picadas em cubos médios
2 unidades
Talos de salsão picados
1 unidade
Batatas picadas em cubos médios
1 unidade
Caldo de legumes
300 ml
Gengibre ralado
1 colher de sopa
Suco de laranja
100 ml
Azeite de oliva virgem
QB
Fatias de laranja para decorar
10 fatias
Sal e pimenta do reino
QB
Modo de fazer:
1.     Saltear a cebola e o salsão em um pouco de azeite, em uma panela funda, em fogo alto;
2.    Esperar alguns minutos e acrescentar a cenoura;
3.    Mexer de vez em quando para não queimar;
4.    Acrescentar as batatas e caldo de legumes para cobrir os vegetais;
5.    Quando ferver, abaixar o fogo e cozinhar até que os vegetais estejam macios;
6.    Acrescentar então o suco de laranja e o gengibre ralado;
7.    Bater tudo no liquidificador, adicionando água, se necessário, para adquirir a consistência desejada;
8.    Temperar com sal e pimenta do reino;
9.    Distribuir a sopa em potinhos fundos e acrescentar duas fatias de laranja para decorar;
10.  Servir em seguida, bem quente.
Rendimento: 4 porções


Fácil, fácil, a receita, não?? Aí é só servir com um pão italiano, uma taça de vinho, se enfiar debaixo do edredom ou, para os mais sortudos, aproveitar o cobertor de orelha :-)

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Cupcake de morango: BBB!!

Olá, meus leitores queridos!!

Perdão por esse meu sumiço de 1 mês, mas as coisas andaram corridas no meu mundo gastronômico. Para compensar, estou de volta com este post, com direito à receita, fotos e vídeo. E, o melhor de tudo, a receita é a famosa BBB: boa, bonita e barata!! Além de tudo, é tão fácil que dá pra colocar a criançada na cozinha para brincarem de mini-chefs :-)



Para aproveitar essa época de fartura de morango, a TV Morena montou uma reportagem especial sobre essa frutinha dos deuses, para o quadro Cozinha Popular, que vai ao ar toda quinta-feira no MSTV Primeira Edição. Depois de explicar como comprar, escolher e higienizar os morangos, foi apresentada uma receita de merengue de morango e, para fechar a matéria, eu preparei ao vivo esses lindos cupcakes de morango aí de cima.



Pois é, pessoal, AO VIVO!! Deu um baita frio na barriga quando a equipe me falou, mas na hora eu estava calminha, calminha e a matéria ficou bem legal, como vocês podem conferir no link abaixo:


CUPCAKE DE MORANGO

Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1/4 de xícara (chá) de óleo
  • Gotas de essência de baunilha ou raspas de 1 laranja
  • 1 xícara (chá) de morango picado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó



Em uma vasilha, misture os 3 primeiros ingredientes. Acrescente o ovo, leite, óleo e baunilha e mexa novamente, até ficar homogêneo. Adicione o morango e o fermento e mexa delicadamente até incorporar. Encha dois terços de cada forminha de cupcake com a massa e leve para assar em forno médio pré-aquecido por cerca de 12 minutos ou até que,  enfiando-se um palito no centro de cada bolinho, este saia seco.

Depois basta usar chantilly e a criatividade para decorar cada cupcake e se deliciar!!!