quinta-feira, 28 de junho de 2012

Finger food para o final de semana

Alegria, alegria, meus leitores gulosos!
O final de semana está chegando, começamos a relaxar, a nos animar e planejar nossas festinhas. Alguns vão cair na balada e outros vão preferir reunir os amigos em casa, em um climinha mais intimista e aconchegante.



Pessoas como eu, que adoram receber pessoas queridas e não dispensam um petisquinho para começar "os trabalhos", às vezes quebram a cabeça para encontrar belisquetes originais, que fujam do eterno "queijo trancinha, salame, azeitona, amendoim japonês". Mas acontece que essas tábuas de frios e salgadinhos são taaaão fáceis de fazer... é só comprar no supermercado, cortar e arrumar na travessa em casa!!

Pois eu estou aqui para provar a vocês que, tão fácil quanto isso, é montar finger food  deliciosos e charmosos para surpreender seus convidados. É isso aí, meninos e meninas: só comprar no supermercado, cortar, montar e servir!

Selecionei as cinco entradinhas Mais-Babas-do-Mundo para todo mundo se animar a ir para a cozinha... mas bem rapidinho, porque você também quer tomar vinho ou sua cervejinha lá na sala :-)

DAMASCO RECHEADO COM CREAM CHEESE 


Ingredientes:
  • Damasco turco seco
  • Cream cheese
  • Gergelim negro
Com as mãos, abra cada damasco ao meio (ele já tem um corte, que foi usado para retirar a semente antes de secar), mas sem separar as duas partes. Pegue um espátula e recheie cada damasco com um pouco de cream cheese. Salpique com gergelim e sirva.

STICK DE PEITO DE PERU, CEREJA E MUSSARELA


Ingredientes:
  • Queijo mussarela em pedaço
  • Peito de peru defumado em pedaço 
  • Cereja ao marrasquino
  • Palitinhos decorados ou palito de dente comum
Corte o queijo e o peito de peru em cubos de 1 cm. Monte cada palitinho com um cubo de peito de peru, uma cereja e um cubo de mussarela. Use sua criatividade e arrume de um jeito bem legal!
DICA: Se quiser, o peito de peru pode ser substituído por presunto cozido e a cereja por melão. Também fica muito bom!

FINGER FOOD DE CAMARÃO COM MOSTARDA DE DIJON


Ingredientes:
  • Mini torradas
  • Mostarda Dijon
  • Camarão médio cozido e sem casca (para facilitar a vida!)
  • Manteiga, sal e pimenta do reino
Passe um pouco de mostarda Dijon em cada torradinha. Tempere os camarões com sal e pimenta do reino. Salteie os camarões na manteiga por 3 minutos. Monte os canapés: uma torradinha com mostarda e dois camarões. Sirva quente!

STICK DE QUEIJO FRESCO, TOMATE SWEET GRAPE E MANJERICÃO



Ingredientes:
  • Queijo minas frescal
  • Tomate uva (sweet grape) ou tomate cereja
  • Manjericão fresco
  • Palitinhos decorados ou palito de dente comum
  • Azeite extra-virgem e sal
Corte cada tomate ao meio e tempere-os com sal e azeite. Corte queijo em cubos de 1 cm. Monte cada stick com um pedaço de queijo, uma folha de manjericão e uma metade do tomatinho. Prontinho! Só cair pro abraço!

FINGER FOOD DE SALMÃO DEFUMADO COM GELÉIA DE CASSIS


Ingredientes:
  • Mini torradas
  • Catupiry ou cream cheese.
  • Salmão defumado em tiras
  • Geleia de cassis
Passe um pouco de catupiry ou cream cheese em cada torradinha. Coloque uma tira de salmão sobre cada torradinha, formando um cilindro. Coloque uma colherzinha de geleia de cassis dentro do salmão e voilá!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Meu bolo de milho na TV Morena

Saudações juninas para vocês, meus leitores!!
Nessa época do ano o nosso país fica ainda mais brasileiro, com a nossa festa popular mais gostosa. As festas juninas deixam um clima alegre e contagiante no ar, com as roupas típicas, as quermesses, as quadrilhas e, a melhor parte, as comidas caipiras :-)

Milho verde quentinho com manteiga de leite derretendo, curau, cachorro quente, canjica, amendoim, paçoca, quentão, pamonha, pipoca, pastel de vento, bolo de milho, pé de moleque, bolo de mandioca e mais um monte de pecados que nos remetem à nossa infância, ao colo da nossa avó e às barraquinhas cheias de bandeirinhas coloridas. O verdadeiro conceito de comfort food!


E que tal uma receita fácil, barata e deliciosa para comemorar? Nessa quinta-feira, foi ao ar na TV Morena, a afiliada da Rede Globo aqui no Mato Grosso do Sul, uma reportagem onde eu preparo um bolo de milho fofinho e molhadinho. Aquela receita caseira mesmo, para comer com um cafézinho passado na hora, acompanhado de um monte de gente amiga sentada ao redor da mesa.



INGREDIENTES:
  • 1 lata de milho verde com a água
  • 3/4 da lata de óleo de cozinha (girassol ou soja)
  • 1 lata de leite de vaca
  • 1 lata de açúcar
  • 1 lata de fubá
  • 3 ovos inteiros
  • 1 pacote pequeno de coco ralado (50g)
  • 2 colheres (sopa) de fermento em pó

Esse bolo é tão fácil de fazer que não precisa nem de medidor. A gente usa a própria lata do milho para medir os outros ingredientes. Além disso, é só bater tudo no liquidificador e voilá! Forma untada e enfarinhada, forno médio pré-aquecido e 45 minutos depois temos esse bolo lindo, delicioso, fofinho e quentinho para alegrar nossas tardes :-)

Para quem perdeu a reportagem, aqui está o link do vídeo, que eu adorei! Fiquei bem na TV??? hehehehe... 


Testem a receita que vocês não vão se arrepender. E viva Santo Antônio, São Pedro e São João!!!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

6ª edição do Paladar Cozinha do Brasil

Olá, meus leitores ávidos por novidades no cenário gastronômico!!
Este mês está recheado de eventos importantes para a nossa cozinha. Vocês já puderam acompanhar minha cobertura do Arena Gastronômica MS, em diversos posts aqui do blog. E no próximo dia 29 estarei desembarcando na capital paulista e principal pólo gastronômico da América do Sul para participar da 6ª edição do Paladar Cozinha do Brasil. Este evento é promovido pelo jornal O Estado e São Paulo e acontece todos os anos, desde 2006. 




Aliás, esse foi o meu debut em em festas gastronômicas. Em 2006 eu tive o prazer de participar da primeira edição, que aconteceu nas cozinhas da Universidade Anhembi Morumbi. Eu havia acabado de me formar e e fui convidada a trabalhar no evento, como sous chef do chef mais premiado e badalado do Brasil, o Alex Atala. Imaginem a honra e a minha felicidade!! Também tive a alegria de dividir as panelas com a minha querida chef Mara Salles e com o chef Edinho Engel, outros dois profissionais fantásticos, que só fazem crescer a gastronomia do nosso país. É claro que eu aproveitei para deixar transparecer meu ladinho tiete, registrando tudo na minha máquina fotográfica.












Por "motivos técnicos", acabei ficando 5 anos longe desse evento mas, para compensar, este ano vou participar de 12 aulas, palestras e degustações, durante 3 dias. Obviamente, tudo será devidamente fotografado e registrado para eu dividir com vocês aqui no blog. Para já ir dando água na boca, vejam só os resumos de tudo que eu vou ver de pertinho:


Aulas
BOTECOS DO BRASIL
Eduardo Maya
Eduardo Maya fará uma viagem por petiscos mais representativos da diversidade dos botecos no Brasil, de Norte a Sul. Serão apresentados vários petiscos e tira-gostos de Manaus, Belém, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e Goiânia.
Aula com receitas e degustação.

PEIXES E CÍTRICOS
Alberto Landgraf
Um dos chefs que mais se destacaram na cena gastronômica paulistana em 2011, Alberto Landgraf abordará em sua aula desde questões referentes à pesca sustentável até diferentes técnicas de preparo de peixes. Para cada tipo de peixe será utilizada uma técnica específica (cocção à frio, sauté e cocção à vácuo), combinada com alimentos cítricos que realçarão os sabores dos pratos.
Aula com receitas e degustação.

CAFÉ COM BOLO
Heloisa Bacellar e Ensei Neto
A dona do Lá da Venda Helô Bacellar vai mostrar receitas simples, fáceis e rápidas que resultam em bolos surpreendentes. Depois que já tiverem saído do forno, os bolos serão harmonizados por Ensei Neto com diferentes cafés. Qual será a melhor dupla?
Aula com receita e degustação.

RELEITURAS DE ARROZ, BATATA E BIFE
Carla Pernambuco
A chef Carla Pernambuco sempre traz receitas saborosas e práticas. Agora apresentará releituras da combinação clássica “arroz, batata e bife”, como a receita com carne de sol, Pamplona e confit de picanha.
E se sobrar? Carla trabalhará também a questão do reaproveitamento das sobras desses pratos.
Aula com receita e degustação.

PÃES DO BRASIL: PÃO FRANCÊS, PÃO ITALIANO, PÃO SÍRIO…
Rogério Shimura
Coordenados por Rogério Shimura, paderios convidados farão um “raio x” dos pães mais apreciados no Brasil, especialmente aqueles trazidos pelas colônias mais representativas em São Paulo, a italiana e a árabe. O público participará no final, amassando pães.
Aula com receita e com degustação.

COZINHA CAIPIRA
João Rural
Os princípios da cozinha caipira serão explorados pelo estudioso João Rural. O culinarista falará sobre os pratos mais emblemáticos da roça, a cultura tropeira e o papel do fogão à lenha. O público vai aprender as receitas do bolinho caipira e do café com rapadura, entre outras iguarias.
Aula com receita e com degustação.

A COZINHA NA LITERATURA DE JORGE AMADO
Paulinho Martins
A vasta mesa de Jorge Amado, representativa da cultura baiana, como sua obra emgeral, dará o norte para essa aula do chef Paulinho Martins. Paulinho vive em Ilhéus e é proprietário do restaurante do Bataclan, antigo bordel que é um dos principais cenários de Gabriela, Cravo e Canela, obra de Amado.

Palestras

SORVETES E SORBETS DE FRUTAS BRASILEIRAS
Nick Johnston 
Um dos donos da sorveteria Bacio di Latte, Nick promoverá uma degustação de sorvetes e sorbets produzidos com exclusividade para o evento, a partir de frutas que representam a diversidade do Brasil.
Palestra com degustação

QUEIJOS BRASILEIROS
João da Luz
Panorama sobre os queijos brasileiros mais representativos do País, com degustação de cada um deles e descrição sobre a produção.
Palestra com degustação.

CRÍTICA GASTRONÔMICA
Luiz Américo Camargo
O papel da crítica, os critérios, os procedimentos e as principais questões
cotidianas do jornalismo gastronômico no Brasil.


Degustações

A CERVEJA BRASILEIRA
Roberto Fonseca
Uma viagem pelo universo da cerveja no Brasil, com destaque para os produtores mais representativos e suas diferenças e semelhanças de sabores.

VINHOS DO BRASIL E DO MUNDO
Luiz Horta
Um percurso gustativo por vinhos brasileiros, comparando-os com expoentes  da  produção mundial.


E isso é só um pedacinho de tudo que a 6ª edição do Cozinha do Brasil vai oferecer. Quem quiser saber mais informações e comprar ingressos, acesse o site: 


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Receitas apaixonadas com o blog Palpite de Luxo

Queridos leitores gulosos e apaixonados, o Dia dos Namorados chegou e nada melhor do que um jantarzinho a dois delicioso para criar um clima romântico! Melhor ainda se os pratos forem afrodisíacos, coloridos e aromáticos! Para deixar essa data ainda mais gostosa, com muito prazer fui cozinhar para as meninas mais antenadas aqui de Campo Grande: Raquel Araújo e Carmen Juliana. Essas duas mulheres lindas e simpaticíssimas comandam o blog Palpite de Luxo, que fala sobre o mundo da moda, gastronomia, cultura, beleza, viagens e todas as novidades que mereçam um bom palpite. O blog está no ar há apenas 1 ano e meio mas já é o maior sucesso na cidade e também ganhou leitores fiéis no Brasil todo!


Depois de muitas tentativas de cruzar nossas agendas, finalmente nos encontramos para um delicioso bate papo, acompanhado de um almoço especial. Com a ajuda e os olhos atentos da Lu, a fofíssima e prendada funcionária da Raquel, invadi sua cozinha, comandei suas panelas e enchi sua casa com aromas deliciosos. 


Como a matéria era especial para o Dia dos Namorados, é claro que eu escolhi um prato lotado de ingredientes afrodisíacos: frutos do mar, abacate, morango, pimenta, açafrão, gergelim. Para quem não sabe, a palavra “afrodisíaco” vem de Afrodite, a deusa grega do amor e da beleza, possuidora de um forte poder de sedução. E os alimentos afrodisíacos são assim chamados por possuírem propriedades estimulantes e energéticas, com nutrientes que auxiliam no desempenho sexual. Portanto, para vocês, que estão in love, aí está a receita de um prato que brinca com os sentidos, estimula a imaginação e cria um clima todo gostoso.





SALMÃO E CAMARÕES COM FRUTAS PROIBIDAS E GERGELIM NEGRO
Ingredientes
Quantidade
Filé ou posta de salmão
2 unidades
Camarão cozido sem casca
200 g
Morango
100 g
Manga tommy
100 g
Cebola roxa
1 unidade
Abacate
100 g
Nozes sem casca
100 g
Limão
1 unidade
Folhas verdes à escolha
150 g
Açúcar refinado
½ xícara
Vinagre de vinho tinto
3 colheres (chá)
Pimenta vermelha
½ colher (chá)
Sal refinado
½ colher (chá)
Mostarda de Dijon ou comum
1 colher (chá)
Óleo de girassol
¾ de xícara
Gergelim negro
1 colher (chá)
Modo de fazer:
1.      Picar todas as frutas em cubos médios e reservar;
2.      Picar a cebola roxa em cubinhos bem pequenos e reservar;
3.      Picar grosseiramente as nozes e reservar;
4.      Bater no liquidificador ou no mixer: o açúcar, vinagre, pimenta, sal, mostarda e óleo. Reservar;
5.      Temperar o salmão com sal e limão e grelhá-lo em frigideira antiaderente; Quando estiver no ponte desejado, retirar da frigideira e manter em local aquecido;
6.      Temperar os camarões com sal e limão e salteá-lo na frigideira até que fiquem rosados;
7.      Juntar o salmão e o camarão na mesma frigideira, adicionar o molho e deixar por mais 1 minuto;
8.      Arrumar o salmão e o camarão sobre uma cama das folhas, cobrir com as frutas, nozes e a cebola picadas, regar com um pouco de molho, salpicar o gergelim e servir quente.
9.      Para ficar ainda mais afrodisíaco, este prato pode ser acompanhado de arroz feito com açafrão.
Rendimento: 2 porções

Vejam como as meninas capricharam na montagem da mesa, que ficou linda e cheia de detalhes românticos:


Ficaram com água na boca e com vontade de namorar?? Calma só mais um pouquinho porque uma refeição comemorativa não é completa sem a sobremesa. E para adoçar os corações dos nosso leitores, escolhi o petit gateau mais romântico de todos: o petit gateau Romeu e Julieta. Eu já havia colocado essa receita em um dos primeiros posts do blog, mas fui testá-la há poucos dias. Resultado: aprovada com louvor!! Além disso, a Raquel me contou que é apaixonada em petit gateau. Ou seja: fechou!!

PETIT GATEAU DE GOIABADA COM CATUPIRY
Ingredientes
Quantidade
Goiabada cremosa
250 g
Farinha de trigo
60 g
Açúcar refinado
70 g
Ovos inteiros
2 unidades
Gemas
2 unidades
Manteiga
100g
Essência de baunilha
1 colher de chá
Requeijão Catupiry
100g
Modo de fazer:
1.     Bater os ovos, as gemas e açúcar até que espumem e fiquem claros.
2.    Depois juntar a farinha de trigo, batendo por mais 2 minutos.
3.    Incluir a manteiga e bata por mais 2 minutos.
4.    Por último, acrescentar a goiabada e a baunilha, batendo por 3 minutos. Reservar;
5.    Untar e enfarinhar formas de petit gateau.
6.    Depositar 1 colher de sopa cheia da massa e, no centro, 1 colher de chá de requeijão;
7.    Completar com mais 1 colher de sopa cheia de massa e assar por cerca de 8 minutos;
8.    Retirar, desenformar e servir imediatamente;
9.    Pode ser acompanhado de sorvete de creme e também decorado com geleia de goiaba.


DICA: essa receita só funciona com o Catupiry, que é mais firme. Testei com requeijão de copo e não funcionou! 

Depois dessas delícias que estimulam a sedução, agora é só namorar e beijar muuuuito!

Vocês podem conferir o resultado desse encontro, muitas outras fotos da mesa e dos pratos, assim como dicas de decoração e de leitura nos dois posts cheios de charme que estão no Palpite de Luxo:

http://palpitedeluxo.com.br/palpites/delicia-para-o-dia-dos-namorados/

http://palpitedeluxo.com.br/palpites/petit-gateau-romeu-e-julieta/

Mais uma vez, quero agradecer à Carmen e à Raquel, pelo apoio, carinho e por me ajudarem na divulgação do meu trabalho. Obrigada também à Lu (qualquer dia desses volto aí para trocarmos receitas) e ao Márcio (nosso fotógrafo oficial, rs...) que nos fez companhia nesse almoço.



Confiram o link do blog, Facebook, Instagram e Twitter do Palpite de Luxo e fiquem sempre antenados nas novidades mais fresquinhas :

Instagram: @palpitedeluxo

terça-feira, 5 de junho de 2012

Encerramento da Arena Gastronômica com a Promoção Receita Blink

E chegamos ao último dia do evento de gastronomia que mexeu com Campo Grande, o Arena Gastronômica. E tanto organizadores quanto expositores, visitantes e profissionais concordam quem este foi o primeiro passo para fortalecer e divulgar a culinária do nosso Mato Grosso do Sul. O evento foi muito bem organizado e superou as minhas expectativas. Tenho certeza que o próximo será ainda melhor, com uma participação bem maior de todo o público. Aliás, tinha espaço para muito mais gente! Para quem reclama que Campo Grande não tem nada para fazer, aí está um evento de 4 dias, entrada franca e degustações, aulas de vinho, comidas, café... TUDO GRÁTIS! Quero ver todo mundo prestigiando a próxima edição!!


Para quem está ouvindo falar da Arena pela primeira vez, leiam o post  http://miriamarazinichef.blogspot.com.br/2012/05/arena-gastronomica-ms-2012.html
e saibam mais detalhes.

CAFÉ. A ARTE DA PRODUÇÃO E DO PREPARO - ANA ARGENTA


Para fechar as aulas da Cozinha Show, nada mais perfeito do que um cafézinho! A empresaria Ana Argenta veio direto do Paraná para nos contar os segredos dessa bebida tão apreciada por nós brasileiros.   Sua empresa "Argenta Consultoria em Cafés" está focada nos negócios para o segmento premium de empresas que atuam no comércio de café.



Estes foram os tópicos abordados na aula da Ana:
  • História do café;
  • Números do café no Brasil;
  • Regiões produtoras;
  • Espécies de café;
  • A lavoura: colheita, processamento e beneficiamento;
  • Torra e industrialização;
  • Embalagem;
  • Categorias de café;
  • Modos de preparo;
  • A profissão de barista
A palestra foi ótima, deu desejo de um café quentinho e eu deixo aqui as minhas duas curiosidades preferidas:
  • Dia 24 de Maio é comemorado no Brasil o Dia Nacional do café, dia que marca também o início da colheita no nosso país;
  • O jeito certo de escrever café  espresso é  com S e não com X. Não errem mais!
Aproveitei para perguntar a ela sobre indicações de livros para curiosos sobre cafés, que sejam completos porém didáticos. Anotem as sugestões:
  • Guia do Barista. Da Origem do Café ao Espresso Perfeito - Edgard Bressani
  • Aroma de Café. Guia Prático para Apreciadores do Café - Luiz Norberto Dpschoal
  • Café: um Guia do Apreciador - Francisco Alberto Pino
Logo depois da aula, a Ana apresentou também um workshop em conjunto com o Firula´s, com receitas caseiras de bebidas feitas com o nosso pretinho. Não pude assistir, mas a Ana me entregou a apostila com as receitas:

COFFEE SHAKE DE BAUNILHA


  1. 02 bolas de sorvete de creme;
  2. 03 pedras de gelo
  3. 80 ml de leite gelado
  4. 100 ml de café coado forte;
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 1 minuto. Enquanto bate, decore a taça com calda de chocolate ou caramelo. Coloque a mistura na taça tipo milk shake e sirva com canudo.

CHOCO CAPUCCINO


  1. 4 pedacinhos de chocolate meio-amargo;
  2. 100 ml de leite integral;
  3. 60 ml de café coado forte;
  4. Cacau em pó ou raspas de laranja.
Prepare o café coado. Corte o chocolate em pedaços e despeje no fundo de uma xícara de pelo menos 180 ml. Aqueça o leite. Despeje o café em cima do chocolate, coloque o leite na cremeira e faça o movimento para obter a cremosidade do leite. Despeje o leite na xícara e polvilhe com cacau em pó ou raspas de laranja.

BAILEYS COFFEE


  1. 50 ml de café coado forte;
  2. 30 ml de licor Baileys;
  3. 03 pedras de gelo;
  4. Canela em pó para decorar.
Coloque todos os ingredientes na coqueteleira e agite até desmanchar o gelo. Coloque em copo ou taça de sua preferência e polvilhe com canela em pó.

Visitem o site da Ana e conheçam melhor o seu trabalho: http://www.argentacafes.com

Para quem ficou com desejo, é só dar um pulinho no Firula´s para experimentar as receitas aí de cima ou tomar um eSpresso bem gostoso: http://www.firulascafe.com.br/

PROMOÇÃO RECEITA BLINK

Depois da passagens de chefs, sommeliéres e especialistas em cafés, a Cozinha Show foi tomada pelas mamães super prendadas que tiveram sua receita escolhida na Promoção Receita Blink. Oito pratos foram escolhidos pela comissão julgadora para serem produzidos ali mesmo na Arena Gastronômica. Cada mamãe teria 30 minutos para o pré-preparo na cozinha de apoio e outros 20 para demonstrar e finalizar os pratos na frente dos jurados e da platéia.

Eu tive a felicidade e a honra de ser convidada pelo presidente da Abrasel, Rúbio Sérgio, a me sentar na mesa dos jurados e ajudar a escolher o prato vencedor. Acho que o Rúbio ficou com dó dessa menina que fez plantão todos os dias ali na Arena, tirando fotos e anotando tudo feito uma insana e resolveu me dar mais um pouquinho de comida :-). Muito obrigada, Rúbio!!

Strogonoff de bombom - Shirley Ceres da Silva
A primeira mamãe a se apresentar foi a Dona Shirley, como um delicioso strogonoff de bombom e nozes. Foi o prato perfeito para começar a degustação, porque tava todo mundo com desejo de um docinho da tarde!




Salpicão refrescante do Pantanal - Zanil Fernandes da Silva
A segunda mamãe tinha até torcida organizada na platéia, com faixa e tudo! A Dona Zanil fez um prato que levaram os jurados de volta à sua infância e me lembrou do meu Natal em família: um salpicão de frango, lombos e frutas.



Torta de maçã - Ivoni Moreira da Silva
Depois foi a vez de mais um docinho. E a Dona Ivoni nos surpreendeu com uma torta de maçã, que era mais um bolo, um bolo fofinho, leve e muuuito saboroso! Deu uma vontade de tomar um chazinho ou café :-) E a filha da Dona Ivoni decorou os pratos dos jurados com todo o capricho.




Nhocão recheado - Patrícia Maria Rocha Braga Florindo
A quarta mamãe surpreendeu todo mundo! Primeiro com a receita de um nhoque de mandioca que não levava farinha na massa. Era só mandioca, requeijão, manteiga e cheiro verde. Imaginem o quanto ficou leve! A segunda surpresa foi a desenvoltura da mamãe, que parecia ter nascido com um microfone colado no corpo, pronta para ser apresentadora. A Patrícia foi tão espontânea e engraçada  que, antes mesmo de servir seu prato, recebeu um convite para participar do programa de tv matinal do SBT da região. Virou estrela :-)



Frango Bacana - Jaquelini Nascimento de Arruda
Depois do nhocão, foi a vez da Jaquelini nos mostrar um prato bem fácil e rápido de fazer, o Frango Bacana. É só enrolar um pedaço de filé de frango em uma fatia de queijo e outra de presunto, colocar o molho por cima e levar ao forno. Com um sabor gostoso de dia a dia, facilita a vida de todas as mamães que precisam fazer almoço no meio dessa correria que a gente vive.



Paraguaia Pantaneira - ????
Pessoal, perdoem o descuido dessa repórter, mas acho que esqueci de anotar o nome da sexta mamãe :-( . Se alguém souber, me avisem que eu atualizo o post. Aliás, nem foi uma mamãe que executou a receita, e sim sua filhota. Isso porque a mami tinha tomado umas em um churrasco e achou melhor não dar bafão na Arena, hehehehe. A receita apresentada foi a nossa tradicional Sopa Paraguaia, com um upgrade: recheada com requeijão e carne seca. Sem dúvida, o prato ficou em primeiro lugar no critério regionalidade.



Bolinho caseiro ou Mané Pelado - Gilzete Carvalho Batista
A última receita apresentada foi feita pela mamãe Gilzete e também tinha um gostinho de infância. Era um bolinho caseiro, tipo bolinho de chuva salgado, daqueles que fazem a festa da criançada. A Dona Gilzete colocou bastante cebolinha e salpicou queijo ralado para dar um extra no sabor.





RESULTADO DA PROMOÇÃO!!
Durante toda essa comilança deliciosa, eu e os outros jurados avaliamos critérios como: sabor, regionalidade, higiene e manipulação, apresentação, pontualidade e modo de fazer. Depois de aguardarem ansiosas pelo resultado, as mamães puderam comemorar o resultado:

5º lugar: Torta de maçã da Dona Ivone   
Prêmio: cheque da Blink de R$ 200,00



4º lugar :Salpicão Refrescante do Pantanal da Dona Zanil 
Prêmios: cheque da Blink de R$ 200,00 e 1 bicicleta para o filhote



3º lugar : Strogonoff de bombom da Dona Shirley
Prêmios: cheque da Blink de R$ 200,00 e 1 bicicleta para o filhote


2º lugar: Frango Bacana da Jaquelini
Prêmios: cheque da Blink de R$ 200,00, 1 bicicleta para o filhote e uma vaga no Curso de Cozinha do dia a dia, oferecido pelo Senac




1º LUGAR: NHOCÃO RECHEADO DA PATRÍCIA
Prêmios: cheque da Blink de R$ 200,00, 1 bicicleta para o filhote e uma cozinha completa da Colormaq

E a grande vencedora só poderia ser ela, a estrela Patrícia!! Com seu nhoque leve e saboroso, sua alegria para passar a receita e sua espontaneidade com o público, a Patrícia mereceu o primeiro lugar e o convite para a TV. Parabéns e muito sucesso para essa mamãe!!




Claro que temos que colocar a receita da Patrícia. É muito fácil, gostosa e versátil. Entrou para o meu caderninho de receitas com certeza. 

NHOCÃO RECHEADO:


Ingredientes do Nhoque:
  • 1 kg de mandioca cozida e amassada;
  • 1/2 copo de requeijão;
  • 1/2 xícara de manteiga
  • Cheiro verde a gosto
Juntar todos os ingredientes até formar uma massa. Depois de pronta, abir uma bolinha na mão e rechear com o ingrediente da sua preferência. Pode ser queijo, azeitona, frango, carne seca, palmito. Deixe a imaginação correr! Após rechear , formar bolinhas e colocar em um refratário untado.

Ingredientes do molho:
  • 1 lata de molho de tomate pronto;
  • 1 lata de creme de leite sem o soro;
  • Alho e cebola a gosto;
  • Óleo ou azeite para refogar;
  • 1 pitada de açúcar (para tirar a acidez do molho);
  • Sal a gosto.
Refogar o alho e a cebola no óleo, acrescentar o molho e deixar reduzir. Colocar o açúcar, o creme de leite e ajustar o sal. Regar as bolinhas de nhoque com o molho, salpicar mussarela e parmesão e levar ao forno médio por cerca de 30 minutos ou até que o molho esteja borbulhando.

MEUS AGRADECIMENTOS!

Para finalizar e me despedir do Arena Gastronômica deste ano, gostaria de agradecer a todas as pessoas que participaram do evento e me ajudaram a fazer essas matérias, em especial:
  • Diogo, Donizetti e chef Paulo, do Território do Vinho, Milla, Carlos e chef Ricardo do Firula´s: obrigada por me darem o prazer de participar das mesas de degustações das aulas de vocês (I loved that!!) e por serem meus parceiros aqui no blog e na minha vida profissional. Sucesso para vocês!!
  • Bruno, Adriana, Antonia, Silvana, Thalis, Marcílio e todo o pessoal do Senac: parabéns pelo trabalho de vocês e por sempre valorizarem seus alunos! Obrigada pelo apoio, hospitalidade e carinho! Espero um dia poder fazer parte da equipe do Senac:-)
  • Tirza Mello, Márcio Oshiro e todo o pessoal do cerimonial e apoio: muuuuuuito obrigada por aguentarem essa louca que queria participar de todas as degustações e tirar mil fotos o tempo todo! Vocês são uns fofos, muito competentes e foram os pilares do sucesso desse evento. Parabéns por trabalharem tão duro, sempre com um sorriso no rosto!
  • Rúbio Sérgio: agradeço ao presidente da Abrasel por ter me convidado para participar da mesa julgadora do concurso da Blink, pelo lindo avental do Brasil Sabor e, em especial, pela iniciativa e coragem de fazer esse evento acontecer. Parabéns e conte sempre comigo para ajudar a alavancar nossa gastronomia! 
  • Ao pessoal do Lalai, Bom Almoço, El Consul Catalan, Masseria, L'Acqua in Bocca e Novotel por terem nos passado ao vivo suas receitas. Em especial à equipe do Click Sushi que, além da aula na Cozinha Show, ainda teve fôlego para ministrar mais dois workshops e comandar um pedaço da praça de alimentação.
  • À Chef Vivi, Dedê Sesco, Ana Argenta, Fred Alecrim, Enzo Donna e Déco: obrigada por virem de longe para nos ensinar e enriquecer nossa gastronomia!! Adorei todas as aulas! Chef Vivi, foi muito bom conversar  e tomar vinho com vc :-) No final do mês irei prestigiar seu restaurante!!
  • À minha amiga Ludmila, por ser minha espiã  e fotógrafa nas aulas que eu não pude comparecer, pela companhia no workshop de vinhos e por não ter deixado eu morrer de friiiio lá no Armazém (aquela blusa salvou minha noite). Amo!
E, claro, obrigada a todos os meus leitores que acompanharam as matérias e compareceram na Arena Gastronômica para celebrar a culinária do nosso Mato Grosso do Sul!!
Beijos e até breve!