quinta-feira, 31 de maio de 2012

Segundo dia da Arena Gastronômica MS 2012

Bom dia, meus leitores!!
Ontem foi o segundo dia da Arena Gastronômica MS 2012 e eu fiquei lá o dia todinho, tirando fotos, assistindo a aulas e, claro, comendo tuuuudo para passar todos os detalhes a vocês.


Para quem ainda não sabe o que é a Arena Gastronômica, leiam o post http://miriamarazinichef.blogspot.com.br/2012/05/arena-gastronomica-ms-2012.html e fiquem por dentro.

Este foi o primeiro dia aberto ao público, que prestigiou em massa o evento. Confesso que foi bem além das minhas expectativas. Para vocês terem noção do sucesso que está sendo, quase todos os workshops já estão lotados! Mas ainda há vaga nas aulas demonstrativas. Compareçam porque está muito show!

PAELLA MISTA - EL CONSUL CATALAN

E falando em show, a primeira aula da Cozinha Show de ontem foi apresentada pelo chef Jordi do restaurante El Consul Catalan. Eles fizeram uma paella mista, um dos pratos espanhóis mais difundidos pelo mundo. E eu que achava que já sabia quase tudo de paella tive belas surpresas!

 Confiram as dicas:

  1. Faça um bom caldo de pescado caseiro, para dar mais sabor a seu prato;
  2. Para dar um toque especial, além de colocar o açafrão, adicione a sua paella um molhinho batido de com salsinha, alho e azeite;
  3. Não use polvo na paella. Ele ficaria muito borrachudo e duro nesta preparação;
  4. Calcule 100g de arroz por pessoa;
  5. Surpresa 1: qual é o arroz certo para fazer paella?? O parboilizado, diriam quase todos... ERRADO!! O arroz usado para se fazer a paella na Espanha é o arbóreo. É, esse mesmo, que a gente sempre achou que fosse apenas para fazer risoto. Mas o chef Jordi explicou que a Espanha é o maior produtor de arroz arbóreo do mundo.
  6. Surpresa 2: se é arroz arbóreo, tem que ficar mexendo, como no risoto, não? NÃO! Depois que vc acrescenta o arroz e mistura bem com as carnes e vegetais, basta colocar o caldo de pescados, adicionar os camarões grandes, mexilhões e pimentões para decorar e LEVAR AO FORNO (!!!??) por 15 minutos. Pois é... paella com arroz arbóreo, sem mexer, e finalizada no forno!!
  7. E depois do forno o ideal é deixar mais 3 minutos descansando antes de servir... a única parte parecida com o risoto. 
  8. Surpresa 3: antes de servir a paella, ele a decora com quartos de limão siciliano! Segundo o chef, muito usado na Espanha.
Vejam se não ficou linda?


Quem quiser conferir a receita detalhada, basta entrar no site do Brasil Sabor: http://www.brasilsabor.com.br/festival/receitas/exibir/7864.html

Bom, depois de tantas surpresas, claro que eu fiquei louca para provar essa paella com um monte de coisas em comum com a cozinha da Itália. E eu provei, aprovei, raspei o prato e até lambi os dedos, depois de comer o mexilhão com as mãos. Certeza que essa será minha receita agora!


Depois desse pratinho básico pós-almoço, achei melhor tomar um cafezinho. Dei uma passada no charmoso stand do Firula´s Café, bati um papo com os simpáticos proprietários Milla e Carlos, e tomei meu capuccino, que estava um delícia! Eles também estão servindo lá na Arena pães de queijo, café espresso e bolo de chocolate. Perfeito para um pausa das aulas!


PARMEGGIANA PANTANEIRA - L'ACQUA IN BOCCA

E voltemos às aulas. A segunda apresentação da Cozinha Show do dia foi feita pelo chef da L'Acqua In Bocca, uma Parmeggiana Pantaneira.


E o que será que essa parmeggiana tem de diferente, para ser chamada de pantaneira? Ela é feita com carne de jacaré! Para quem ainda não provou, a carne de jacaré é uma delícia! Tem a firmeza de uma carne de frango, mas com o sabor suave do peixe e faz o maior sucesso para as bandas do nosso Pantanal. Vejam as dicas passadas pelo chef:
  1. Para este prato, utilize a parte do rabo do jacaré, que tem a carne considerada mais nobre;
  2. Deixe marinando o filé por pelo menos 15 minutos;
  3. Para empanar, utilize a farinha de pão, caseira, e não a farinha de rosca industrializada. Um pequeno detalhe que faz uma diferença enorme!;
  4. Para dar um toque diferente, coloque um pouco de queijo holandês maasdam quando fizer o molho branco;
  5. Misture o molho branco com molho de tomate para fazer o molho rosé;
  6. Frite o jacaré empanado na gordura bem quente, para não encharcar.
Claro que eu provei e amei!! Já tinha me apaixonado pela carne de jacaré no pantanal e achei bem bacana provar essa receita ítalo-sul mato grossense que tem ela como estrela. Vejam só a foto do prato montado e digam se não dá água na boca:


Para a receita completa, basta entrar novamente no site do Brasil Sabor: 

Se vocês acham que já está bom por hoje, saibam que ainda nem chegamos à metade das aulas do dia. Sendo assim, preparem as lombrigas porque a terceira aula foi feita pelos chefs de um dos restaurantes mais tradicionais de Campo Grande, a Cantina Masseria. E o prato apresentado, o Italianíssimo, tem todo o sentido de se chamar assim.



Primeiro foi apresentado o tradicional polpettone. E para que ele fique perfeito, confira os conselhos da chef:
  1. Use patinho moído duas vezes e, para dar sabor, pode se adicionar uma gordura na carne, como manteiga ou azeite;
  2. Não faça um polpettone muito grande, para que ele cozinhe corretamente;
  3. Para que o polpettone fique cozido por inteiro, com o recheio derretido, não frite em óleo muito quente. Caso a cocção não fique completa, finalize-a colocando o polpetone no microondas por 3 minutos;
  4. O polpettone pode ser congelado já frito, porém sem o molho;
  5. Pode-se usar queijo mussarela ou prato, que derretem melhor;
  6. Cuidado ao ajustar o sal da carne, não se esquecendo que o queijo já é bem salgado
Com o polpettone montado e empanado, foi a vez do chef nos mostrar como preparar a massa que seria seu acompanhamento, um agnolotti tricolor, remetendo às cores da bandeira italiana.



Se vocês estiverem animados e para saberem o que é uma verdadeira pasta, prestem atenção nas dicas do chef para fazer a massa fresca:
  1. Misture sempre a proporção de 1 ovo para cada 100g de farinha de trigo. 
  2. Calcule 1 ovo por pessoa. Ou seja, para 10 pessoas, use 1 kg de farinha de trigo e 10 ovos. Mais nada!
  3. Para deixar a massa em tom vermelho, adicione 250 g de beterraba cozida misturada à massa de 1 kg de farinha;
  4. Para deixar a massa em tom de verde, adicione 100 g de espinafre cozido misturado à massa de 1 kg de farinha;
  5. Um cilindro facilita bastante a vida ao se aventurar na arte da massa fresca. Hoje é bem fácil de se encontrar cilindros caseiros em boas lojas de utensílios de cozinha;
  6. Se quiser dar um toque especial no seu bechamel, adicione a sua receita um pouco de vinho branco e de creme de leite.
E para quem pensou que eu não iria aguentar degustar nada mais, me respondam se tem como resistir a esse prato lindo? Assim como os outros dois, não sobrou nenhuma gota de molho para contar a história :-)



Mais um vez, confiram a receita completa no site do Brasil Sabor: 

WORKSHOP DE SUSHI E SASHIMI - CLICK SUSHI

Meu próximo compromisso na Arena Gastronômica nesse dia foi a Oficina de Sushi e Sashimi, ministrada pelo pessoal de um restaurante japonês que eu adoro aqui em Campo Grande, o Click Sushi. Aliás, para quem estiver só dando uma passada pela Arena, vocês podem dar uma pausa também no espaço do Click Sushi, que está servindo alguns de seus pratos deliciosos por lá.

Não conheço muitos restaurantes de comida japonesa de Campo Grande, mas o Click Sushi ganha mil pontos comigo pela decoração linda (o banheiro feminino é um sonho!! Queria um daquele na minha casa!), pela preocupação com ingredientes e apresentação dos pratos e, em especial, por não servir rodízio. Isso significa que o prato que chegar na sua mesa será feito especialmente para você. Isso não é fundamental na gastronomia?

Mas, voltando à Arena, o workshop foi muito legal! Pena que não dá para eu passar os detalhes da aula para vocês. Espero que as muitas fotos que estão aí abaixo matem um pouco da curiosidade e abram seu apetite:


















MINI HAMBÚRGUER DE JACARÉ NO PÃO NATURAL - CHEF BRUNO GIRELLI

Como eu estava no workshop de comida japonesa, não pude assistir a uma das aulas da cozinha show, que estava acontecendo no mesmo horário :-( . Mas eu mandei uma espiã tirar fotos, degustar e depois me contar todos os detalhes (Elementar, meu caro Watson!). No caso, a aula foi de Mini Hambúrguer de Jacaré no Pão Natural, ministrado pelo chef Bruno Girelli. 


Surpreendam-se com os detalhes do prato:
  1. Prepare o mini hambúrguer: corte o filé da cauda do jacaré em tiras bem finas. NÃO MOER!! Se moer, vai ficar borrachudo! Tempere a carne com coentro, pimenta dedo de moça, sal e dê o ponto para formar um hambúrguer com azeite de oliva e a farinha panko (para comida japonesa); Reserve para grelhar na hora de servir.
  2. Prepare um confit de tomate cereja: corte o tomate cereja ao meio, tempere com alecrim, tomilho, sal, e misture com dentes de alho inteiros. Regue com bastante azeite e leve ao forno bem baixo, 65º C (deixe a porta do forno semi-aberta, para conseguir essa temperatura), por 3 horas. Eu achei o máximo pois nunca havia visto confit feito no forno. Só conhecia o de panela, sobre o fogo. E o resultado foi bem legal :-)
  3. Monte o sanduíche: primeiro, cadê o tal do pão natural? O pão natural nada mais é do que duas folhas de alface, uma por cima e uma por baixo, envolvendo o recheio. Não é uma releitura muito legal??!! Pois bem, sobre uma folha de alface, coloque o hambúrguer grelhado e cubra-o com o confit de tomate e rodelas de cebola roxa. Feche o sanduíche com outra folha de alface, espete um palito no centro do sanduíche, regue com o azeite do confit e voilá! Vejam como ficou bacana:



A única alteração que eu faria seria colocar uma azeitona ou tomate cereja na ponta do palito, para ficar com uma apresentação mais charmosa. Mas super aprovei o prato, porque eu adoro carne de jacaré e também versões naturais de pratos tradicionais. Quem quiser conferir a receita completa, entrem no Face do Chef Bruno Girelli: https://www.facebook.com/brunogirelli . 

GESTÃO INOVADORA EM REDES DE GASTRONOMIA - COM FRED ALECRIM

E para finalizar a noite, chega de comilança! Como não basta apenas cozinhar para levar um restaurante à frente, o Fred Alecrim nos passou dicas preciosas sobre gestão, inovações em serviços e motivação de pessoal. A palestra foi riquíssima e não tem como contar os detalhes para vocês por aqui. Mas, quando tiverem oportunidade de assistir a uma aula com esse mocinho, não percam!


Por hoje é só, pessoal! Acompanhem essa festa das gastronomia sul mato grossense  aqui pelo blog e não deixem de visitar a Arena Gastronômica!!






quarta-feira, 30 de maio de 2012

Abertura da Arena Gastronômica MS 2012

Boa tarde, pessoal!



Estou aqui para contar para vocês alguns detalhes da abertura da Arena Gastronômica MS 2012, que aconteceu ontem, no Armazém Cultural. Quem ainda não sabe o que é a Arena Cultural, basta ler o último post do blog:
http://miriamarazinichef.blogspot.com.br/2012/05/arena-gastronomica-ms-2012.html

O evento será muito importante para firmar as raízes do desenvolvimento da gastronomia profissional do nosso estado, e deixá-la cada vez mais próxima ao grande público. Um presente para nós que trabalhamos com isso, e para todos vocês que adoram comer bem!

O Armazém Cultural etá lindamente decorado, com redes e grandes pendentes no teto e uma bela iluminação. Os estandes estão muito organizados e os Espaço Bar e Cozinha Show estão um mimo!



A noite de ontem foi uma abertura apenas para convidados e, depois dos discursos e agradecimentos de patrocinadores e colaboradores do evento, houve entrega de placas de novos restaurantes associados à Abrasel e foi servido um coquetel aos participantes.


Depois da parte mais formal, a parte mais deliciosa: a primeira apresentação na Cozinha Show! O Chef Marcílio Souza ensinou com fazer um sashimi de piranha. Isso mesmo, sashimi de piranha! Claro que, como tudo por aqui, abrasileiramos a receita, misturando técnicas japonesas com ingredientes locais.


E eu vou passar aqui as dicas que o Chef Marcílio nos deu para fazer um prato impecável.
  1. Tenha uma boa faca, para conseguir um corte uniforme;
  2. Treine um pouco. No começo, o filé da piranha não vai ficar lindo, mas conforme se pega o jeito, melhor ele fica;
  3. Faça 3 cortes no peixe: um transversal, na altura do olho do peixe, até  próximo ao rabo; outro na cabeça, cruzando com o primeiro corte; e o terceiro ao longo do lombo. As pontas de cada um desses cortes se unirão, possibilitando a retirada do filé;
  4. E é isso mesmo: cada piranha dá apenas um filé! Aproveite o restante para fazer um caldo;
  5. Com o filé nas mãos, retire a pele e a parte mais escura do filé. Aproveite a pele para fazer uma boa pururuca, perfeita para acompanhar outra paixão dos sul mato grossenses, a cerveja bem gelada.
  6. Corte o filé em pedaços bem finos, para possibilitar a retirada dos espinhos;
Agora é a hora do tempero e, assim como a espécie do peixe, ele também foi adaptado ao gosto local. E, dessa forma, o sashimi do MS é bem mais parecido com o ceviche peruano do que com o sashimi japonês. Lá em Corumbá e por quase todo o Estado, o tempero tradicional é o shoyu, cebola e limão. Para quem não é muito fã do molho de soja, o Chef Marcílio passou o tempero tradicional do ceviche, que também fica muito bom: limão, pimenta fresca, sal, coentro e cebola. E para quem quiser dar um toque especial, basta adicionar um pouquinho de gengibre.



Agora é só marinar por 15 minutos e degustar! Nós, que estávamos no evento, provamos e aprovamos a versão com o tempero do ceviche. Ah, e uma última dica: segundo o Chef Marcílio, um acompanhamento perfeito para o sashimi de piranha é a batata doce, seja frita, cozida ou em purê (!!). Alguém imaginava essa??? Segundo ele, o adocicado da batata equilibra os sabores mais fortes e ácidos do sashimi, num casamento ideal..

Gostaram?? Para quem aprovou, tentem fazer em casa e não percam os próximos posts, com todos os detalhes sobre os outros 3 dias da Arena Gastronômica MS. Aliás, para quem gostou mesmo, que tal prestigiar o evento?? Todos os dias haverá diferentes apresentações culturais, além das aulas e degustações, como a que ocorreu ontem:


E, além disso, basta se cadastrar para receber um mimo da Abrasel: um livro guia com fotos de pratos da gastronomia do Mato Grosso do Sul. Está imperdível, meus amigos gourmet!



terça-feira, 29 de maio de 2012

Arena Gastronômica MS 2012

Olá, profissionais, curiosos e amantes da boa cozinha!!

Hoje é um dia especial para a gastronomia do Mato Grosso do Sul, o dia de abertura da Arena Gastronômica MS 2012! O evento vem para a cidade de Campo Grande pela primeira vez, trazido pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e promete mexer com o circuito gastronômico do estado.

O objetivo principal da Arena Gastronômica é reunir os principais chefs e gastrônomos da região e trazer também profissionais de outros lugares do Brasil. Haverá cursos de culinária, palestras, degustações, rodada de negócios e exposições. Além disso, teremos diversos espaços para atendimento ao público, como o Espaço Gourmet, Espaço Público, Espaço Food, Espaço Business e Espaço Bar.

Todo o evento ocorrerá no Armazém Cultural, que fica ao lado da um dos cartões postais da cidade, a Feira Central. A abertura será hoje às 19:00h, com diversas apresentações culturais. Não percam!!
Quem quiser se inscrever ou obter outras informações, basta ligar para o telefone 3324-9803.

E, para fazer nossa vida de gourmets de MS mais feliz ainda, dentro da Arena Gastronômica ocorrerá a última semana da Festival Brasil Sabor, que está acontecendo desde o dia 3 de Maio, com pratos especiais em diversos restaurantes de Campo Grande e do Brasil todo. Por isso, lá no Armazém, poderemos também conhecer e degustar essas preparações especiais. 

Vamos prestigiar a gastronomia do nosso estado! Esse é um programa imperdível para quem gosta de cozinhar e comer bem!!









Mais informações pelo site http://www.campogrande.net/arenagastronomica/

E ainda dá tempo de comer as delícias do Festival Brasil Sabor. 




Confiram os restaurantes de Campo Grande e Bonito que estão com pratos especias:

BONITO

Restaurante OCA: Pizza de mandioca

Restaurante Águas de Bonito: Pintado à Águas de Bonito

Restaurante Pantanal Grill: Piraputanga Escaldada ao Molho Riesling

CAMPO GRANDE