domingo, 29 de abril de 2012

Dicas para a Caminhada da Fé

Oi, pessoas queridas amantes da gastronomia que acompanham meu blog!

Hoje eu preciso me desculpar com vocês, porque este post não vai ser sobre comida. Peço uma licença para usar um pedacinho desse blog por uma outra causa... uma outra boa causa: a Caminhada da Fé. Para quem não conhece, é uma caminhada de cunho religioso e católico (mas que é aberto total para qualquer crença ou falta dela), que sai de Paranaíba e chega a São Sebastião do Pontal, em um percurso de 36km. A Caminhada deste ano acontece hoje, com partida às 21:00h, daqui de Paranaíba. E eu roubei um pedacinho do blog, porque é o espaço que eu tenho para escrever e divulgar um texto maior.



Eu participei da Caminhada pela primeira vez no ano passado e agora pretendo ir todos os anos. E, aproveitando a minha fantástica experiência em uma jornada a pé de 818 km, pelo Caminho de Santiago de Compostela, gostaria de, humildemente, dar algumas dicas e conselhos a quem vai participar da Caminhada da Fé hoje à noite.

A partir do meu debut ano passado, eu afirmo para vocês que não é fácil percorrer todos os 36 km. Antes mesmo da ponte, que é a metade do caminho, o pé começa a doer, podem surgir bolhas, seu corpo começa a fatigar e pedir uma cama. Além disso, não existe possibilidade de vc se "preparar" para essa pequena jornada. Como se preparar para 8 horas de caminhada, seguidas, à noite, período em que seu físico se acostumou a vida toda a estar descansando??? Se você está indo pensando em parar assim que se cansar, saiba que não vai chegar nem nessa parte. O mais importante é simplesmente enfiar na sua cabeça que VOCÊ VAI CHEGAR LÁ, queria seu corpo ou não. E se vc tiver força mental suficiente, seu corpo vai te obedecer.



É claro que eu não sou estúpida o suficiente para pensar que todos têm preparo físico e idade para isso, como se fosse só mentalizar os números da mega sena para ficar rico da noite pro dia! Mas, se vc tiver um pequeno condicionamento físico, e também bastante força de vontade e, claro, fé, você conseguirá. E, se tomar os cuidados abaixo, tudo ficará mais fácil:

1- ESCOLHA O CALÇADO CERTO! E o calçado certo é o seu tênis. Sei que muitas pessoas se sentem mais à vontade com um chinelo, uma rasteirinha ou sapatilha, mas estes são sapatos adequados para o dia a dia, não para 36km! O tênis tem revestimento e amortecimento corretos e vai retardar o aparecimento de bolhas e dores nas articulações. Dê preferência a um tênis mais velho, que já esteja amaciado e tenha criado o formato do seu pé. Se você não tem nenhum, compre! Te garanto que será um ótimo investimento. Além disso, não caia na tentação de trocar o tênis por um chinelo no meio do caminho. Se fizer isso, seu pé vai deixar de ficar meio apertado, para ficar totalmente cheio de bolhas.



2- ISSO NÃO É UMA CORRIDA! Algumas pessoas participam da Caminhada da Fé apenas pra provar a si mesmos que eles são super heróis, que conseguem fazer mais rápido e chegar antes que os outros. Se você faz parte desse time, ok... é uma opção sua e, como eu disse antes, a Caminhada é aberta a todos. Mas, se você está indo para elevar seus pensamentos e suas orações, meditar, refletir, não tente seguir o ritmo de caminhada desse pessoal, nem se sinta incomodado por eles chegarem algumas horas antes que você a São Sebastião. Sinta seu próprio ritmo e o respeite. Quatro a cinco km por hora está passando de bom. Dessa forma, as chances de você chegar lá de uma forma saudável aumentam consideravelmente.

3- ALONGUE-SE!! Isso pode parecer bobo ou desnecessário, uma perda de tempo quando você tem 36km pela frente. Mas eu te garanto que se alongar vai te fazer caminhar com mais facilidade. Além do óbvio alongamento inicial, mais importante ainda são pausas para alongamentos ao longo do percurso, em intervalos de pelo menos 1 hora e meia. Pare, respire fundo, alongue-se, relaxe e siga em frente. Seu corpo agradece e o dia seguinte vai ser bem menos dolorido para suas pernas.



4- EVITE BOLHAS! Elas doem bastante e muitas vezes são a causa da desistência antes do final. Mas eu tenho dois truques simples que funcionaram muito bem para mim durante o Caminho de Santiago:
A) Use duas meias: com uma meia mais fina por baixo e uma outra mais grossa por cima, a umidade será absorvida melhor, evitando que a pele fique fina e sensível, dificultando, assim, o aparecimento das bolhas;
B) Passe vaselina ou Vick Vaporube entre os dedos dos pés: estes produtos diminuem sensivelmente o principal motivo de formação das bolhas, o atrito da pele com a meia e o tênis. São um santo remédio de prevenção.



5- MANTENHA-SE ABASTECIDO! Seu corpo precisa de água, comida e energia de reserva. Portanto, durante o dia de hoje, alimente-se bem, beba bastante líquidos e descanse o quanto puder. E não se esqueça de aproveitar os pontos de apoio durante o percurso para isso. Os voluntários e ajudantes da Caminhada oferecem água, lanches, café, chás e palavras de incentivo. Tudo para aumentar suas chances de chegar a São Sebastião.

6- RESPEITE OS PARTICIPANTES! Algumas pessoas acham que a Caminhada é uma festa ou uma reunião de amigos. Repetindo, ela é aberta a todos. Mas, por gentileza, respeitem os motivos principais do evento, que são o fortalecimento da espiritualidade e a reflexão, através do silêncio e do sacrifício físico. Claro que ninguém precisa ficar calado durante os 36 km, mas fale baixo e respeite o espaço e ouvido dos outros. No ano passado havia pessoas com latas de cerveja, mp3 ligados em volume alto, ou gritando piadas para MS inteiro ouvir. Por favor, aqui não é lugar para isso. Tenham noção!

7- LEVE UMA PEQUENA LANTERNA! Ao longo do caminho, os participantes se dispersam cada vez mais e nem sempre há carros de apoio por perto para iluminar a rodovia. Para evitar pisar em falso em buracos, pedras ou qualquer outro obstáculo pelo trajeto, leve uma pequena lanterna para iluminar as partes em que a escuridão é maior.



8- RESPEITE SEU CORPO! Muito importante é saber entender quando o seu corpo está no limite. Às vezes, mesmo com toda boa vontade do mundo, nosso físico não está preparado para um desafio desses. Assim, para evitar a exaustão durante o percurso ou dores e problemas sérios nos dias seguintes, ouça bem o que suas pernas, joelhos, coração e coluna estão falando. Se achar melhor, pegue carona com um dos ônibus ou carros de apoio dos voluntários. Eles estão ali para isso e ninguém tem obrigação nenhuma de chegar até o final andando. O que mais importa é a fé, a intenção, o desejo de chegar. Se esse ano não der, acredite que no outro seja possível.

Até mais tarde e uma ótima Caminhada a todos! Que nosso trajeto seja abençoado e iluminado!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cozinhando com estilo

Hoje estamos aqui para unir moda e gastronomia!

Pensem na maioria das fotos que nós vemos de chef de cozinha, em revistas, jornais ou televisão: uma pessoa de jaqueta e avental imaculadamente brancos e limpos (e na maioria das vezes com lindos e brilhantes cabelos soltos). Temos até a impressão de que todas as dólmãs (como são chamadas as jaquetas dos cozinheiros) foram feitas no mesmo lugar, tal a semelhança.



Mas, no dia a dia, existem 3 verdades:
1- Nossos uniformes nunca escapam de um respingo de molho de tomate (eles procuram os lugares mais limpos para pular) :-)
2- Nossos uniformes podem ter inúmeros estilos, cores e estampas diferentes!
3- Nós sempre trabalhamos de chapéus, toucas ou bandanas. Afinal, não queremos que nossos clientes ganhem de brinde um fio de cabelo no prato. E nossas proteções de cabelo também podem ser muito estilosas!



Cada vez mais os trabalhadores da cozinha estão procurando imprimir um estilo próprio em suas vestimentas. E hoje existem várias lojas que produzem modelos cheios de charme para o cozinheiro de profissão, ou mesmo para os cozinheiros por diversão.

Para você que cozinha em casa e gosta de reunir os amigos, quantas vezes já teve que ir lá dentro do seu quarto e colocar outra blusa antes de servir o jantar? Saiba que um avental protege suas vestimentas e resolve seu problema. E existe um mais lindo que o outro, fofos ou estilosos, para homens e mulheres.

Além disso, há diversos acessórios para dar um up e uma diferenciada no visual. Para quem está acompanhando a novela Avenida Brasil, reparem nos pingentes da personagem chef de cozinha Nina, que são um mimo! Hoje também encontramos diferentes opções de porta-facas, para ajudar a organizar e transportar nossos utensílios de estimação.

Para vocês se inspirarem aí estão fotos de dólmãs, aventais, toucas e bandanas que podem ser encontradas e compradas pela net. Afinal, se nós comemos primeiro com os olhos, não custa nada a beleza começar nas roupas do cozinheiro. ;-)

Com esse avental quase dá pra ir numa festinha a tarde
Para os amantes das pimentas
Charme para os homens
O jeans também faz sucesso na gastronomia
Para todos os gostos
Riqueza nos detalhes
Vinho também nos aventais
Com corte básico e cor elegante
Pingentes para dar um charme

O branco básico pode ganhar um toque de colorido

Para organizar os utensílios, porta-facas de todas as cores

Dólmã para os loucos por um pretinho básico
A possibilidade de estampas é infinita
Elegantérrimo risca de giz
Um estilo mais despojado e alegre
Combinação clássica preto e branco
Com pequenos detalhes, a dólmã branca ganha um estilo diferenciado
Chapéu com poás


Para mais fotos e informações sobre preços, visitem os sites:




segunda-feira, 23 de abril de 2012

Noite Etíope no Território do Vinho

Olá, queridos amigos gourmets e gourmads!! 
Hoje vou compartilhar com vocês como foi a minha experiência gastronômica no evento Noite Etíope, que aconteceu no Território do Vinho, em Campo Grande, no dia 5 de Abril.







Eu sei que quase todo mundo aí tá pensando na piadinha básica: "E tem comida na Etiópia???", ou imaginando coisas como espetinho de grilo e escorpião frito, mas o fato é que a comida etíope é uma das mais desenvolvidas, ricas e mundialmente famosas da África. Existem restaurantes de comida etíope espalhados pela Europa, América do Norte e Ásia.
Injera é o prato nacional da Etiópia. É um pão esponjoso feito à mão a partir de um grão chamado teff, que cresce nas terras altas da Etiópia e é considerado o menor cereal do mundo. É comido com wot (ou wat), os tradicionais ensopados feitos com especiarias e carne ou legumes. Alguns wats populares: wat de Doro (frango), wat de Key (carneiro) e wat de Asa (peixe). Outro prato popular é Tibbs, carne picante e frita em manteiga.



injera fica diretamente em cima de um prato redondo grande ou bandeja e é coberto com wats colocados simetricamente em torno de um ponto central. Os vários wats são comidos com outros pedaços de injera, que são servidos num prato lateral. O injera é comido com a mão direita - rasgue um grande pedaço de injera nos pratos ao lado e use-o para pegar um dos diversos sabores de wat sobre o prato principal. Não coma com a mão esquerda! Na Etiópia, a comida é um dom de Deus respeitado e comer com a mão esquerda é um sinal de desrespeito.

Quem contou isso tudo para nós que estávamos no jantar, foi o Chef Paulo Machado, que havia passado uma temporada na Etiópia, a convite da Embaixada Brasileira, para divulgar a gastronomia do nosso país por aquelas terras, no Festival de Comida Brasileira na Etiópia. Junto com outros chefs que conhecem, cozinham e representam muito bem a nossa culinária, como a chef Mara Salles, eles ensinaram e aprenderam. E o Paulo trouxe isso para nós, sortudos campograndenses! 



O convite para cozinhar no Território do Vinho foi feito pelo sommelier e proprietário da casa, Diogo Wendling, que também selecionou os vinhos para acompanhar os pratos do evento. O Diogo explicou pra gente que a harmonização vinho-comida da noite seria feita por contraste, onde uma característica do vinho complementa uma característica oposta dos ingredientes da comida.


A animação da noite ficou garantida pelo som e clipes de músicas típicas, alegres e calorosas que tocaram durante todo o jantar, além de uma apresentação de dança ao final, que fez todos os convidados jantarem. Eu, inclusive, ficava me remexendo no sofá o tempo inteiro :-) Sabem aquelas músicas que a gente ouve e fica impossível permanecer parada?



Pois bem, vamos ao pratos!!
Para começar, teve surpresa ao paladar logo na entradinha. Um pãozinho que, pela cor parecia de trigo integral, mas que era feito de nigela, um grão da região, também conhecido como cominho preto. Muito aromático, explodindo em especiarias, foi servido com manteiga e com um molho de pimenta vindo diretamente lá da Etiópia. O Chef Paulo nos disse que lá eles têm o costume de comer o pão puro, mergulhado no molho de pimenta. E claro que foi assim que eu provei. Uma delícia!! Aquele prato que faz acordar suas papilas gustativas, de tantos sabores que não nos são comuns no dia a dia da comida brasileira.


Depois, Azifa: uma salada verde com ricota, acompanhada de lentilhas e mostarda. Mais uma surpresa, que o toque da mostarda e das outras especiarias imprimiu no prato.


Esses dois pratos foram harmonizados com um moscatel brasileiro, da vinícola Milantino. Imaginem um espumante suave e leve, mas que não é enjoativo como a grande maioria dos moscatel doceeeees que encontramos por aí. Casou bem com os pratos, quebrando o picante das especiarias, sem sumir na boca. Não só aprovado, como também tirou o meu preconceito contra espumantes feitos com essa uva.




O prato principal foi o Ye´Doro Wet: um frango marinado com especiarias etíopes acompanhado de arroz jasmine, injera e molho picante de grão de bico. Delicioso!! Na minha ignorância sobre comidas africanas, me lembrou comida indiana e tailandesa, tipo um frango ao curry. Mas o chef Paulo me explicou que são culinárias bastante diferentes e que apenas as achamos parecidas pelo fato de essas serem nossas referências mais próximas dessa comida aromática, picante e cheia de especiarias.


O prato principal foi acompanhado de um Riesling neozelandês, da vinícola Yealands Way. Um branco encorpado, aromático e untuoso, que fazia carinho na gargante e equilibrou perfeitamente o agridoce picante do prato principal. Pena que era só uma tacinha... queria mais! ;-)


Antes da sobremesa, um mimo para coroar a qualidade do café da Etiópia, considerada berço e produtora dos melhores grãos do mundo: grãos de café etíopes com chantily


E, para fechar com chave de ouro, a sobremesa, Muz Bemar: banana frita com mel, gergelim negro e sorvete com caramelo de baunilha fresca. Bom, vocês podem pensar que essa sobremesa tinha um sabor muito parecido com qualquer doce de buffet que a gente come aqui no Brasil. Mas quem conhece o gosto divino desses pontinhos pretos no caramelo, a polpa da baunilha fresca, sabe o porquê da minha alegria. Meus olhinhos brilharam e meu estômago ficou muuuito satisfeito!

Acompanhando a sobremesa, um late harvest da Concha y Toro, um vinho de sobremesa que o Diogo encontrou para fazer o papel do Tej, um vinho de mel frequentemente bebidos nos bares da Etiópia.


Enfim, como o chef Paulo explicou, a comida etíope foi levemente redesenhada aqui: com apresentação e pimenta a gosto do paladar brasileiro. Mas ele preservou o máximo possível das características, em especial a simplicidade e a riqueza de aromas e sabores. Foi uma experiência muito rica ter este primeiro contato com a gastronomia da Etiópia e eu espero que não sejo o último.

Mais uma vez, meus parabéns e meus agradecimentos ao chef Paulo e ao Diogo pela iniciativa e por presentear os moradores de Campo Grande com essa bela noite. A culinária é mais um motivo para conhecermos melhor o país que é mãe e pai de todo ser humano :-)



segunda-feira, 9 de abril de 2012

A ganhadora da Promoção de Páscoa

Olá, pessoal! Sei que andei bastante sumida, mas foi por uma causa bem nobre: tornar a vida dos meus clientes mais doce! A fabricação dos ovos de Páscoa consumiu 100% das minhas duas últimas semanas, mas aqui estou. E exatamente para falar sobre o ovo de páscoa recheado de 1kg, que foi sorteado no dia 4 deste mês.

A sortuda foi uma mulher muito simpática de Paranaíba, a Marcelha Cristiane Araújo, que veio hoje buscar o ovo que ela escolheu: metade leite ninho e metade chocolate. Além da sorte no sorteio, a Marcelha é toda magrinha e vai poder comer o ovo todo com zero de sentimento de culpa :-)



Aproveitei para fazer a ela algumas perguntinhas e assim conhecer melhor a vencedora da primeira promoção do blog. Vamos ver o que a Marcelha tinha para nos falar:

Marcelha, como você recebeu a notícia de que havia ganhado o ovo da promoção?
Ah, na manhã do dia 4, eu tinha entrado no Facebook e vi que o sorteio seria naquele dia. Até comentei com minha colega ao lado que aquele ovo tinha que ser meu! Mas depois almocei, fui para casa e, enquanto estava dormindo, o Flávio, meu marido, me ligou para contar. Fiquei toda feliz!!! O Flávio falou que metade do ovo seria dele. E logo depois meu amigo Everton me ligou também, dizendo que a outra metade seria dele. E eu respondi: Ué, que mais vocés querem?? E eu vou ficar sem ovo??" rs...

Você é uma chocólatra inverterada?
Nem tanto. Eu demoro para comprar chocolates. Mas quando compro, como tudo de uma vez!

E seu filhote Vinícius? É louco por chocolate como quase todos os pequenos?
Nossa, ele adora! Tanto que eu tenho que segurá-lo para náo comer de uma vez só todos os 3 ovos que ele ganhou este ano.

Falando nisso, você ganhou algum outro ovo de páscoa esse ano?
Ganhei nada! Só esse mesmo, rs... Antes, quando éramos namorados, eu e o Flávio sempre trocávamos ovos de páscoa. Mas nós perdemos o hábito. Não deveria ser assim, mas a gente acaba se acomodando.


Você gosta de cozinhar?
Olha, eu até que gosto, mas náo sei cozinhar muitas coisas. No dia a dia, sou bem básica: só um arroz, feijão e carne. De preferência carne de panela, que é a mais fácil :-)

Qual é o seu prato preferido?
Ai, ai, ai... eu tenho gosto de pobre, hehehe. Adoro um estrogonofe! Quando era criança, eu só comia coisas bem simples, mais caipiras, de fazenda. Depois eu descobri o estrogonofe e me apaixonei.

E, para finalizar, qual é a sua referência de cozinha boa?
Ah, sem dúvida a comida da minha mãe!

Marcelha, obrigada por nos doar um poquinho do seu tempo para esta entrevista e parabéns por ter vencido o concurso. Agora é só aproveitar e se lambuzar!!