quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Como fazer de seu bebê um gourmet

Existe uma faixa etária da nossa vida em que começamos a perceber, pela primeira vez, que estamos ficando, digamos, mais experientes J. E isso não acontece pela observação dos dias correndo no calendário e nem por pequenos e sutis detalhes, mas por fatos que berram em nossos ouvidos, como convites para dez festas de casamentos em seis meses e mil fotos de barrigudinhas e bebês recém-nascidos pulando no seu Facebook.

Eu, inclusive, já to até passando da fase dos casamentos e agora estou me deliciando com a felicidade dos amigos e amigas que resolveram aumentar a família. E é claro que a titia aqui quer que todos esses pequenos aprendam a comer de tudo ou, ao menos, desenvolvam a curiosidade de experimentar todo tipo de comida. Existe coisa mais chata do que criança que faz cara de nojo para tudo o que a gente oferece, que não seja um chocolate??

Então vamos lá, papais e mamães!! Neste post vou dar a vocês algumas dicas específicas para a fase do desmame da do bebê, que é a mais difícil, por vários motivos. Além de ser tudo novo, muitas vezes essa fase coincide com a época em que as mães têm que voltar ao trabalho. E se ela não tem nenhuma avó, babá ou qualquer ajuda por perto? O jeito é fazer várias papinhas e congelar? Ou melhor partir logo para as papinhas industrializadas? Começar com papinha salgada ou doce? No almoço ou no jantar? E, o mais importante: onde arranjar paciência quando o seu tesourinho resolve cuspir fora e se recusa a comer toda a papinha deliciosa que você demorou séculos para preparar??

Além das dicas e receitas abaixo, tenho dois livros para indicar.
O primeiro é o “Meu Bebê Gourmet”, de Margarete Steigledermet'. É um livro interativo que a mãe poderá personalizar enquanto observa o desenvolvimento de seu filho, da amamentação ao primeiro ano de vida. Com dicas úteis sobre aleitamento materno, higiene, primeiras papinhas, uso da colher, etc., o 'Meu Bebê Gourmet' é um livro de orientação e consulta. Receitas fáceis, criativas e já testadas desenvolvem saudavelmente, desde cedo, o paladar do bebê. Além disso, o livro traz espaços para fotografias e anotações. Esse eu mesma dei para o meu sobrinho, pra ele pegar gosto pela gastronomia.
O outro é o “Saúde & Sabor com Equilibrio - Receitas Infantis” elaborado pela nutricionista Dra. Roseli Rossi , com várias dicas e receitas preciosas.

Atenção mamães e papais que adoram se aventurar na cozinha, não se esqueçam de conferir as últimas receitas, desenvolvidas por renomados chefs brasileiros, para dar um gostinho especial na refeição de seus pequenos príncipes e princesas. Tenho certeza que a rapa da panela vai ficar por conta de vocês!

Ah, meu muito obrigada ao meu afilhado e sobrinho Tomás, que foi o modelo fotográfico e inspirador deste post. Me lembro bem do quanto você deu trabalho pra mim, sua avó e seus pais nas suas primeiras aventuras na comida salgada (eeehhh, mas eu passei vontade de dar umas palmadas nesse sua popa gostosa!).  E me lembro mais ainda do quanto eu queria te amassar  e te beijar , no final de cada refeição, com você todo lindo e melecado de papinha. A Tia Dinda te ama infinitamente!



Alimentação e desmame

Nos primeiros seis meses de vida, a criança irá precisar de carinho e leite materno. Este alimento é fundamental para garantir um desenvolvimento saudável e prevenir a manifestação de doenças. O bebê mamará com horários livres, principalmente nos primeiros 2 meses; depois deste período, geralmente ele se alimenta de 3 em 3 horas ou de 4 em 4 horas, de acordo com o horário escolhido, e o volume das mamadas pode variar entre 100 e 200 ml, dependendo da idade.

O leite fornece a quantidade exata de proteínas e cálcio, mas, no momento que sua quantidade começa a ser diminuída, o crescimento saudável do bebê fica comprometido. Por isso, é aconselhável que a adição de novos alimentos seja balanceada, permitindo assim o suprimento diário de vitaminas e minerais.

Mas como nem todas as mães podem ficar mais do que 4 meses com os filhos, o ideal é que, a partir do último mês da licença-maternidade, uma nova rotina alimentar seja experimentada. A mãe pode extrair o leite com bombinha e congelar para que outra pessoa ofereça à criança, ou optar pelo desmame prematuro. O desmame é uma fase muito importante para a formação dos hábitos alimentares, pois é nesse momento que a criança conhece a infinidade de sabores que a acompanharão pelo resto de sua vida. Por este motivo, o desmame deve acontecer gradativamente, com a inclusão de determinados alimentos a cada etapa, até mesmo para que as intolerâncias sejam observadas.

Comece a fazer o desmame pelos sucos e pelas papinhas de frutas. Os sucos podem ser oferecidos nos intervalos das mamadas, de preferência pela manhã, e na quantidade que o bebê aceitar. Não é necessário adicionar açúcar; o melhor é habituar a criança ao sabor natural (prefira frutas sem alto teor de acidez). À medida que o volume de frutas for aumentando, a criança diminuirá espontaneamente a mamada.

Uma semana após a introdução do suco de frutas, é o momento de acrescentar as papinhas salgadas. O ideal é começar pelo almoço, e, só depois de a criança estar acostumada, incluir a papinha salgada no jantar. Não é indicado oferecer sobremesas durante o período do desmame.

O suco de frutas deve ser preparado na hora, e as sobras não devem ser guardadas. O pediatra irá incluir as frutas, uma a uma. As vermelhas entrarão por último no cardápio. A laranja, rica em vitamina C, poderá ser utilizada aos poucos nos primeiros dias da preparação do desmame.

A mistura de mais sabores confunde a criança, e o ideal é que ela comece a acostumar-se com os diferentes gostos. A primeira papinha salgada deve conter 1 ou 2 alimentos diferentes. O ideal é iniciar com legumes como batata, abobrinha e cenoura.


Os cinco erros mais comuns na alimentação do bebê

1. Excesso de sal
A tendência é colocar na papinha uma quantidade de sal similar à usada na alimentação de adultos, que, normalmente, consomem diariamente mais sódio do que o recomendado pelas organizações de saúde. O resultado é que a criança se acostuma a ingerir o ingrediente em maiores quantidades e, mais tarde, fica difícil reduzir o consumo. O excesso de sal na alimentação está relacionado à hipertensão e às doenças cardiovasculares.

2. Carência de ferro
Muitos acreditam que os bebês não precisam comer carne sistematicamente. Ao contrário, o recomendado é incluir carne de boi, frango ou peixe nas duas refeições mais importantes do dia. Essas são as fontes de ferro mais facilmente absorvidas pelo organismo. Leguminosas e vegetais verde-escuros também são ricos no mineral, mas de um tipo de ferro que não é assimilado tão facilmente. Para aumentar a absorção, recomenda-se consumi-los junto com sucos de frutas ácidas, como laranja.

3. Bater a papinha no liquidificador
O ideal é cozinhar bem os ingredientes e amassá-los com o garfo. Assim, a papinha ganha uma consistência que estimula movimentos de mastigação e deglutição importantes para o desenvolvimento da musculatura facial e de funções ligadas à digestão. Além disso, é a forma de o bebê descobrir as diferentes texturas dos alimentos.

4. Não variar o sabor das refeições
Misturar todos os ingredientes sem realçar o sabor de nenhum, não mudar os temperos nem a cor das papinhas é a fórmula quase certeira de criar uma criança que não quer experimentar alimentos diferentes e não tem uma alimentação diversificada, que possa garantir o consumo de todos os grupos de nutrientes necessários à saúde.

5. Não deixar o bebê brincar com a comida
Ao pegar comida com a mão ou tentar colocar a colher na boca e se sujar todo, o bebê está descobrindo os alimentos e associando a alimentação a coisas boas, ao lúdico, ao prazeroso. É um caminho para criar bons hábitos alimentares. E, quem sabe, um futuro gourmet.

Não tenha medo de…

* congelar
Sopas, papinhas e caldos podem ser congelados (esfrie rapidamente o alimento preparado e utilize recipientes hermeticamente fechados). É possível guardar a comida no freezer por até três meses, mas sempre há uma pequena perda de nutrientes.
* temperar
O sal deve ser reduzido ao mínimo, mas ervas frescas e especiarias são ótimas para estimular o paladar. Temperos frescos como salsa, tomilho, manjericão, alecrim e orégano também são fontes de vitaminas e sais minerais. Canela, noz-moscada ou gengibre ralado valorizam as papas de frutas. Introduza um ingrediente de cada vez.
* sabores “fortes”
Fígado, rúcula, folhas de mostarda: sabores ardidos, amargos ou acentuados podem ser apresentados na fase de introdução dos alimentos sólidos, quando se forma o “acervo” de gostos e sabores da criança – ela não tem aversão a algo que ainda não conhece
* peixe
É uma fonte de proteína, rica em ácidos graxos e que pode ser usado se não houver antecedentes de alergia a alimentos. A dica é cozinhar bem, verificar atentamente se não há espinhas e começar pelos peixes brancos (quanto mais vermelho, maior o potencial alergênico).
* beterraba
Na casca da beterraba há um pigmento que pode ser tóxico. Porém, se ela for descascada antes de ser cozida, o problema está resolvido e a raiz pode entrar como ingrediente das papinhas do bebê.

Sucos de frutas
As frutas são indispensáveis na alimentação da criança que está sendo preparada para o desmame, porque através delas podem-se conseguir os minerais e as vitaminas. Geralmente inicia-se com um suco de laranja, podendo-se variar depois da 1ª semana.

Suco de laranja
O suco da laranja compreende 40 a 60% do fruto total. A laranja fresca e madura, em perfeito estado, deve ser lavada, descascada (para evitar que o sumo da casca se misture ao caldo) e espremida em espremedor de vidro ou plástico, previamente escaldado em água fervente.
A laranja lima é a que mais agrada ao bebê, e pode ser dada pura; outros tipos de laranja, como a pêra, a seleta e a da Bahia, devem ser dadas diluídas em água, ao meio ou em uma parte para duas de água fervida.
A adição de açúcar, na quantidade de 1 colher das de chá, sobremesa ou sopa, para cada 100 g de diluição já preparada, ficará por conta da prescrição médica.
Adições: misturar cenoura, beterraba, mamão, maçã ou pêra vai ajudar a criança a não enjoar da laranja.

Suco de tomate
É sumamente rico em vitaminas, que se conservam satisfatoriamente. O seu uso para o bebê pequeno exige o conhecimento de um fato: o suco de tomate é rico em ácidos, um dos quais o oxálico, que pode formar na uretra do bebê pequenina precipitação de pequenos cristais de oxalato de cálcio, dificultando a micção e exigindo esforço. A conclusão é que não se deve dar o suco de tomate puro; convém diluí-lo em uma ou duas partes de água fervida.
O suco de tomate deve ser feito com o tomate sem a pele. Deve ser também preparado na hora. Pode ser dado em doses um pouco maiores do que as do suco de laranja. Modo prático de preparar: jogue a água fervente sobre o tomate, fazendo com que a pele se abra. Retire a pele e as sementes, e use apenas a polpa.

Suco de caju
O suco de caju é muito rico em vitamina C; entretanto, ele tem uma ação adstringente, pegajosa, e às vezes de digestão não tão fácil quanto a da laranja. Convém dar o suco de caju preparado na hora, diluído em três partes de água.

Suco de abacaxi
O suco de abacaxi, que é obtido da fruta descascada, prensada e coada, tem como atrativo seu delicado sabor e seu aroma. Ele contém de 10 a 12% de açúcar, e quantidades apreciáveis de ferro, cobre e vitaminas A e C. 
O abacaxi é relativamente fácil de ser encontrado. Pode ser dado quando existe dificuldade para obter outras frutas. A alergia de certas pessoas ao abacaxi, que pode provocar irritação na língua e nos lábios ou até reações mais fortes, deve sempre ser considerada e observada na infância.

Suco de uva
O suco de uva também pode ser dado ao bebê. Entretanto, o trabalho doméstico dificulta a sua obtenção; é necessário destacar uma por uma das uvas e lavá-las escrupulosamente, o que torna este suco pouco prático. Não convém dar ao bebê sucos de uva engarrafados, normalmente comercializados.

Não há dúvida de que o suco de uva tem ligeiro efeito diarréico em certas crianças, já que é um alimento muito açucarado (contém em torno de 20% de açúcar); porém, é um alimento rico em minerais e vitaminas, podendo ser indicado para os bebês com história de prisão de ventre.

Receitas doces da Vovó
 Mingaus para o bebê
O mingau deverá ser oferecido com colher e preparado com farinhas especialmente elaboradas para o delicado organismo do bebê. Cuidado com o excesso de açúcar no mingau. Afinal, o período a partir dos 6 meses caracteriza-se pelo surgimento dos primeiros dentinhos, e consequentemente pela presença de incômodos bucais.

 Mingau de Farinha Láctea
Coloque em um prato fundo 1 copo de leite morno (previamente fervido). Junte 7 colheres de sopa rasas de Farinha Láctea, mexendo sempre. Não é preciso levar ao fogo.

 Mingau fortificante
Misture 1 pacote de maisena (grande) com 100 gramas de fosfato de cálcio, 250 gramas de fécula de batata e 250 gramas de Nescau. Depois de tudo muito bem misturado, guarde em lata bem fechada. Com esta mistura, prepare o mingau do seguinte modo:

Dissolva ½ colher de preparado em ½ xícara de água fria. Junte 1 xícara de leite. Leve ao fogo mexendo sempre para não encaroçar. Quando tiver engrossado, deixe cozinhar em fogo brando durante cinco minutos.

 Mingau de maisena
Dissolva ½ colher de sopa de maisena em ½ xícara de água fria. Junte 1 xícara de leite e 1 colher de sopa de açúcar. Leve ao fogo mexendo sempre para não encaroçar. Quando tiver engrossado, deixe cozinhar em fogo brando durante cinco minutos.

 Mingau de Mucilon
Adicione 2 colheres de sopa de Mucilon em ½ copo de água morna (previamente fervida). Adoce a gosto. Leve ao fogo, e deixe ferver durante 3 minutos.

 Mingau de Neston
Coloque em um prato fundo 1 copo de leite (previamente fervido). Junte 5 colheres de sopa cheias de Neston, mexendo sempre. Misture bem. Não é necessário levar ao fogo.

 Mingau refrescante
Ponha em uma panela 100 gramas de água filtrada, 150 gramas de leite, 2 colherinhas de farinha de arroz e 1 colher de sopa de Farinha Láctea Nestlé. Deixe cozer durante 5 minutos.

 Mingau de semolina
Leve ao fogo ¼ de litro de leite. Dilua 1 colher de semolina em ¾ de xícara de água fria. Misture bem e junte ao leite fervendo. Adoce a gosto. Leve ao fogo, mexendo sempre para não empelotar.

Refeições Salgadas

Para preparar a refeição do bebê, escolha sempre 1 alimento de cada grupo abaixo, ou siga nossas receitas testadas. Se ele estiver no período do desmame, use na 1ª semana os alimentos do grupo 1, introduzindo 1 alimento a mais por dia. Na 2ª semana, prepare a refeição com alimentos dos grupos 1 e 2. Na 3ª semana, inclua no cardápio os alimentos dos grupos 1, 2 e 3. Na 4ª semana, escolha 1 alimento de cada grupo. 

Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
Grupo 4

Aipim, angu, arroz, batata-inglesa, cará, batata-doce, pirão, batata-baroa, macarrão, massinha

Abóbora, abobrinha, beterraba, cenoura, chuchu, couve-flor, ervilha verde, quiabo, espinafre, vagem, agrião, bertalha, brócolis, couve, taioba, folha de bertalha, folha de couve-flor, mostarda

Carne bovina, peixe, galinha, ovo, fígado, sangue de galinha, miúdos

Feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e soja

Papinha de fígado com mandioquinha
Ingredientes:
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif 2 mandioquinhas (batata baronesa) médias;
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif 1 colher (sobremesa) de óleo;
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif 1 pedaço pequeno de fígado picado; 
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif 1 colher (chá) de cebola picada; 
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif ½ folha de escarola picada em tirinhas.
Modo de fazer:
Lave bem as mandioquinhas em água corrente. Descasque-as e corte em pedaços pequenos. Reserve. Numa panela, aqueça o óleo e refogue o fígado e a cebola. Acrescente a mandioquinha e o sal. Cubra com água. Tampe e cozinhe até que os ingredientes fiquem macios e com um pouco de caldo. Se necessário, acrescente mais água. Junte a escarola e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse com um garfo ou apenas pique em pedaços menores e ofereça à criança.
Substituições:
 A mandioquinha pode ser substituída por cará, inhame, batata-doce ou aipim (mandioca). 

Papinha de peixe, batata e couve
Ingredientes:
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif ½ filé de peixe em pedaços (verificar se há espinhas e retirá-las com cuidado); 
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif 1 colher (sobremesa) de óleo; 
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif 1 colher (chá) de cebola ralada;
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif 1 batata média picada; 
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif 1 folha de couve picada; 
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif 1 colher (chá) de salsinha picada.
Modo de fazer:
Numa panela, aqueça o óleo e refogue o peixe e a cebola. Acrescente a batata, o sal e a água, para cobrir a mistura. Tampe e cozinhe até que a batata esteja macia e que haja um pouco de caldo. Junte a couve e a salsinha e deixe por mais 5 minutos. Retire, amasse ligeiramente com um garfo e ofereça à criança.
Substituições:
A couve pode ser substituída por almeirão, mostarda, catalônia, folha de beterraba, radicchio ou chicória.

Papinha de frango, beterraba e batata
Ingredientes:
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif ½ filé de frango picado; 
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva; 
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif 1 colher (chá) de cebola; 
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif 1 batata grande picada;
http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/2_img/seta01.gif ½ beterraba média ralada. 
Modo de fazer:
Numa panela, aqueça o azeite e refogue a cebola picada e o frango. Acrescente a batata, a beterraba e o sal. Cubra com água. Tampe e cozinhe até que os ingredientes fiquem bem cozidos e com um pouco de caldo. Amasse com um garfo e ofereça à criança.
Substituições: 

A beterraba pode ser substituída por abóbora (muganga/cambucá) ou cenoura.

Confira outras receitas de refeições salgadas na página:

Sobremesas para o bebê

A introdução das sobremesas é bem aceita pelas crianças. Mas cuidado. Evite o excesso de açúcar. De acordo com a preferência da mãe, o açúcar comum poderá ser substituído por mascavo ou mel.

 Banana cozida com açúcar
Ponha em uma panela 2 bananas descascadas, com um pouquinho de açúcar. Leve ao fogo brando e tampe. Quando a banana estiver desfeita, amasse muito bem com um garfo. Espere que esfrie e sirva.

 Biscoitinhos do bebê
Bata 2 gemas com 4 colheres (de sopa) rasas de açúcar. Em seguida, bata 2 claras em neve e junte. Adicione 4 colheres (de sopa) rasas de Farinha Láctea. Acrescente 1 pitada de fermento. Misture tudo levemente e pingue pequenas porções em assadeira untada e enfarinhada. Asse em forno brando por cerca de 10 minutos.

 Doce de mamão
Separe um pedaço de mamão, descasque e retire as sementes. À parte, faça uma calda rala de açúcar. Esmague bem o mamão com um garfo e junte a esta calda. Deixe no fogo até apurar (dar o ponto).

 Doce de tomate
Cozinhe alguns tomates em um pouco de água. Retire a água e passe os tomates na peneira. Junte um pouco de açúcar, levando novamente ao fogo para apurar (dar o ponto).

 Gelatina de frutas
Ponha 150 ml de água quente em uma panela. Adicione 4 folhas de gelatina e mexa até diluir. Leve ao fogo brando e deixe dissolver por completo, sem levantar fervura. Retire do fogo e continue mexendo até esfriar. Junte 2 colheres (de sopa) de açúcar e logo em seguida junte 100 gramas de suco de frutas. Distribua em cálices e deixe na geladeira até endurecer.

 Maçã assada
Descasque uma maçã, corte-a em pedaços e retire as sementes. Coloque em uma assadeira e polvilhe com açúcar. Leve ao forno, deixando a maçã ficar tão mole que possa ser amassada com um garfo. Se for necessário, jogue um pouco de água sobre os pedaços de maçã, enquanto estiver assando.

Receitas de chef

Por Carole Crema, chef do restaurante Wraps

Papinha de frango com abóbora e tomilho
1 colher (chá) de azeite
1 colher (chá) de cebola picada
100 g de sobrecoxa de frango desossada e sem pele
3 colheres (sopa) de arroz cateto integral
1 xícara (chá) de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos
5 ramos de agrião
1 ramo de cebolinha
1 colher (chá) de folhas de tomilho
500 ml de água
1 pitada de sal

Numa panela de pressão, refogue a cebola e o azeite e junte a carne de
frango cortada em cubinhos.
Adicione o arroz, a abóbora, o agrião, a cebolinha, o tomilho e a água.
Espere ferver, coloque o sal e cozinhe na pressão por 15 minutos.
Separe os sólidos do liquido. Desfie bem o frango e amasse os outros ingredientes com o garfo, adicionando o liquido conforme necessário para ajustar a consistência.

Papinha de carne com aspargos e manjericão
1 colher (chá) de azeite
1 colher (chá) de cebola picada
100 g de músculo bovino limpo
1/2 batata
3 aspargos frescos
4 folhas de alface
1/3 de talo de alho-poró
1 colher (chá) de manjericão
500 ml de água mineral
1 pitada de sal

Siga as instruções da papinha de frango com abóbora e tomilho.

Papinha de banana com aveia, ameixa preta e damascos
2 bananas-nanicas
3 colheres (sopa) de aveia em flocos
6 ameixas secas sem caroço
3 damascos turcos
suco de 1 laranja-lima
suco de 1/2 limão
50 ml de água

Pique as frutas em pedacinhos.
Coloque todos os ingredientes na panela e cozinhe até obter um purê.

Por Jefferson Rueda, chef do restaurante Pomodori

Polenta com ovo de codorna pochê
50 g de farinha de milho para polenta
250 ml de caldo de frango
1 folha de louro
30 ml de azeite
30 g de queijo tipo “grana padano” ralado (pode ser substituído por parmesão ralado)
1 ovo de codorna
300 ml de água
40 ml de vinagre

Ferva o caldo de frango com a folha de louro e o azeite. Acrescente a polenta aos poucos e cozinhe por dez minutos, sem parar de bater (com batedor manual ou colher de pau). Acrescente o queijo ralado e misture bem.
Em outra panela, esquente a água. Junte o vinagre e coloque o ovo para cozinhar por dois minutos. Retire com uma escumadeira.
Sirva a polenta com o ovo por cima.

Por Renato Caleffi, chef do restaurante Empório Siriuba

Papinha de beterraba com aspargos frescos
1 xícara (chá) de beterraba descascada, cortada em cubos e cozida no vapor
1/2 xícara (chá) de talos e pontas de aspargos frescos cozidos no vapor ou na água
1/2 cebola grande cozida no vapor
1 dente de alho cozido no vapor
1 xícara de caldo de carne
1 pitada de sal

Amasse todos os ingredientes com o garfo. Acrescente o caldo de carne, misture bem e leve ao fogo para aquecer.
Creme de manga com iogurte e gengibre
1/2 xícara (chá) de iogurte natural
1 manga grande madura
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado, sem casca

Bata todos os ingredientes no liqüidificador e sirva.
Fontes:

FERNANDA LUISA CERAGIOLI, pediatra do departamento de nutrologia da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria)

MARIA LUIZA CTENAS, nutricionista da C2 Consultoria em Nutrição;

 PÉROLA RIBEIRO, docente do curso de nutrição da Universidade São Francisco (Bragança Paulista, SP)