segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fondue para aquecer a alma! *Receitas*

E vamos aproveitar essa segundona de friozinho para voltarmos ao fondue :-)
Já escolheram sua panela? Se ainda não tem, veja dicas no post anterior, compre uma ou pegue emprestada da amiga. E vamos à melhor parte: as receitas.



Tradicionalmente, temos 3 tipos de fondue: o de queijo, o de carne e o de chocolate. Cada um com seus acompanhamentos. Dependendo da sua animação, você pode fazer um menu completo, com os 3, ou escolher apenas um deles. Se optar pelos 3, a sequência mais indicada começa pelo de queijo, passando pelo de carne e finalizando com a sobremesa, o de chocolate.



Comecemos então, pelo de queijo. Para os mais preguiçosos... aliás, desculpem, práticos (rs!), existem diversas marcas de fondue de queijo prontos no supermercado, desde a receita tradicional, até outras com  adição de outros queijos como o gorgonzola ou o parmesão. Aí vai na sorte, no teste ou no gosto, mesmo. Algumas marcas tradicionais são: Serrabela, Tirolez, Polenghi ou Président.






E não tem mistério: basta seguir as instruções e colocar o conteúdo na panela. Todos pedem para untar a panela com um dente de alho cortado ao meio, antes de colocar a mistura. Em seguida, para algumas misturas basta aquecer no fogão e outra dizem para adicionar vinho branco. Leia o modo de fazer direitinho que não tem erro.

Para os mais empolgados, exigentes ou mesmo para aqueles que preferem economizar, muitas vezes compensa fazer você mesmo a mistura. E a receita tradicional é essa:


Fondue de queijo
Ingredientes
Quantidade
Queijo gruyère
200 g
Queijo estepe ou emmental
300 g
Alho
1 dente
Noz moscada
1 pitada
Amido de milho
1 colher de sopa
Conhaque (opcional)
20 ml
Vinho branco seco
180 ml
Modo de fazer:
1.     Rale os queijos no ralador ou processador;
2.    Dissolva o amido de milho no vinho branco e misture com o conhaque;
3.    Adicione a noz-moscada a este líquido;
4.    Passe o alho nos lados e fundo da panela;
5.    Coloque os queijos e o líquido que você preparou na panela e vá misturando, sempre em fogo baixo, até fundir totalmente o queijo
6.    Continue mexendo até que a massa ganhe uma consistência homogênea, logo após levantar fervura;
7.    Ajuste a textura conforme o seu gosto. Se preferir mais espesso, deixe mais tempo no fogo para reduzir.
Rendimento: 4 porções


Seguindo esta base, basta usar a imaginação e acrescentar aqueles outros tipos de queijo que suas lombrigas preferem.

Quanto aos acompanhamento para o fondue de queijo, o tradicional é usar o pão italiano cortado em cubinhos. Se não tem pão italiano, vá de baguete. E, para quem quer variar e dar outras opções ao convidados aí vão outras duas sugestões de acompanhamentos: a batata bolinha pré-cozida, que faz o maior sucesso (vc vai ver quase todo mundo nem vai ligar para o pão). E meu último teste que também foi super aprovado: cebolinha cristal em conserva. Combina demais! Se vc não achar a batata bolinha, compre a comum e corte em cubos, que também funciona . E se não achar a cebolinha em conserva, compre-a fresca e cozinhe em água com sal, um pouco de vinagre e açúcar. Te garanto que será um sucesso!



O próximo passo da degustação é o fondue de carne. Mais fácil que esse, impossível! É só colocar o óleo na panela, levar ao fogo até aquecer, colocar no rechaud e servir com carne crua cortada em cubinhos. Os convidados espetam a carne e a colocam para fritar até que esteja no ponto que eles desejem. Esse tipo de fondue também costuma ser servido com peito de frango cortado em cubos. E, lá vão mais algumas dicas para quem quer fugir do lugar comum: na minha última reunião em volta da fonduezera, testamos também o salmão, tanto sem a pele quanto na versão skin e também o queijo de coalho. As duas novidades foram aprovadas com louvor!!



Simples né? Pica tudo em cubos, serve para os convidados fritarem e pronto?? Nananinanão!!! Por favor, seja um bom anfitrião e sirva molhinhos variados para seus convidados temperarem as carnes depois de fritas. Afinal, é para isso que servem aqueles seis potinhos que ficam rodando em volta da panela. Veja o que tem dentro da geladeira, solte sua imaginação e agrade a todos os paladares. Vou dar algumas sugestões abaixo, que são muito fáceis de fazer. A quantidade de cada ingrediente depende do gosto. Vá experimentando e ajustando a o que vc prefere:

- Molho rosé: catchup + maionese + mostarda
- Molho de azeitonas: requeijão + creme de leite + azeitonas picadinhas
- Molho de ervas: maionese + azeite extra-virgem + ervas frescas picadas
- Molho de mel com mostarda: maionese + creme de leite + mostarda + mel (se tiver mostarda em grãos, também coloque um pouquinho. Dá uma textura crocante deliciosa!)
- Molho de queijo: requeijão + gorgonzola + parmesão
- Molho de alho: alho picadinho + maionese + azeite extra-virgem
- Geleia de pimenta: essa é difícil: só ir ao supermercado, comprar, abrir o pote e comer! E o pessoal adora!
- Vinagrete: aquele mesmo, do churrasquinho de domingo. Use sua receita preferida.
- Molho pesto fácil: manjericão + alho + azeite extra virgem + nozes + parmesão, tudo batido no liquidificador



De novo, para os que têm mais pressa, existem diversas opções de molho prontos no supermercado, além da geleia de pimenta. Mas, já adianto: feito em casa é mais gostoso!

Por fim, para os amantes de chocolate, aí vão as sugestões para o fondue de queijo. Como no caso do fondue de queijo, existem várias marcas da mistura pronta, no supermercado. Mas elas são tão mais caras e é tão fácil de fazer que não vale a pena comprar pronto.




Fondue de chocolate
Ingredientes
Quantidade
Chocolate meio amargo
500 g
Creme de leite
1 caixinha
Licor de cacau (opcional)
20 ml
Modo de fazer:
1.     Juntar o chocolate picado com o creme de leite e derreter no micro-ondas ou banho-maria.;
2.    Depois de derretido, acrescentar o licor de cacau e servir com os acompanhamentos
Rendimento: 8 porções




Essa é a receita que eu faço. Mas, assim como no de queijo, as variações são inúmeras. Pode ser feito com chocolate ao leite, chocolate branco, com licor de menta. Minha dica especial pare este, que eu também testei na minha última noite de fondue, é adicionar Nutella ou creme de ovomaltine. Pensa num negócio bãaaao, de comer ajoelhada!!



Os acompanhamentos básicos são morango e banana. Eu sugiro também servir damasco seco, uva sem semente e, mais um teste aprovado: bolacha wafer cortada em cubos ou bolacha champagne. Fica boooom! Ainda quero testar também com Amanditas... imaginem que pecado!

E, atenção, para quem tem a sorte de morar na minha querida Terra da Garoa, ou Brasília, Campinas, Rio ou BH, eu vou só colocar a foto do fondue da Häagen-Dazs... nem preciso falar que eu quase morri quando vi! Não tem mesmo nenhuma chance de abrirem uma loja aqui em Campo Grande??? Diz que sim, diz que sim, diz que sim!!




No próximo post, não percam as dicas de vinhos para harmonizar com fondue.

6 comentários:

  1. Você acha mesmo que fica mais barato fazer o de queijo? Eu acho que acaba ficando mais caro! Mas com certeza é mais gostoso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, irmã, depende... considerando que cada pacotinho tem só 400 g, às vezes os queijos ficam mais baratos. Mas, você tem razão pq quase sempre a gente encontra fondues prontos em promoção... agora gruyère e emmental, nunca!
      Mas, que fica mais gostoso, fica!

      Excluir
  2. Fondue de queijo definitivamente tem que ser feito em casa. Já testei uns 3 de caixinha e nenhum me agradou :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na nossa última reunião da confraria, usei um pronto, com 3 queijos. Ele tinha parmesão. Achei mais ou menos, mas as meninas gostaram. É tão fácil fazer, né?

      Excluir
    2. Não sou enjoada pra comer, mas achei um com gosto de ranço (e não estava vencido!), o outro azedo assim, meio ácido... sei lá, não gostei muito não. Vou ter que morrer mesmo com pequenas fortunas pra fazer o de queijo.
      À propósito, estou adorando o blog!

      Excluir
    3. Obrigada, minha correspondente de Dourados! :-)

      Excluir